segunda-feira, novembro 24, 2014

Geografia Portuária - um tema com contexto interdisciplinar

Em resumo exponho abaixo o que este blogueiro veio pesquisar e estudar num outro continente, onde estou podendo ver de perto alguns dos mais importantes sistemas portuários da Europa.

O quadro esquemático abaixo é da professora Rosa Castejón, que tive o prazer de conhecer e conversar aqui na Universidade de Barcelona.

A professora Castejón ao estudar a questão portuária e toda a teoria que a envolve, acabou formulando uma proposta metodológica para aprofundamento das pesquisas sobre o tema, que cada vez envolve mais profundamente a questão da "Economia Global", em todas as suas dimensões.

No caso específico de minha investigação, os métodos que envolvem lugares e escalas, entre tantas outras coisas, fazem parte do esforço para a compreensão da relação porto-petróleo, como fenômeno de produção de novas territorialidades para a compreensão de suas repercussões no ERJ.

Os portos comerciais são centros econômicos dinâmicos, embora estranhamente, com relação cada vez mais fluida com as regiões, numa relação inversa com o gigantismo de suas infraestruturas, de modernização tecnológica, que é parte de um centro intermodal de transportes e logística.

Na realidade contemporânea os portos ainda podem possuir um papel-chave para a organização do território, se visto para além dos interesses puramente econômicos e financeiros. Há vários exemplos, no sistema de trocas capitalistas que se conhece, de relações menos antagônicas e predatórias.

Mais adiante, eu pretendo publicar neste espaço um breve e resumido ensaio, aprofundando um pouco mais o tema, ao mesmo tempo que avanço nas pesquisas e na produção de um texto mais acadêmico, como parte dos resultados do trabalho ainda em curso.


Nenhum comentário: