quarta-feira, novembro 12, 2014

Falece Leandro Konder!

Faleceu hoje no Rio de Janeiro, o professor, escritor e pensador Leandro Konder. O intelectual Lenadro sofria de Mal de Parkinson há muitos anos e faleceu em sua casa hoje. O velório será no Cemitério Memorial do Carmo a partir das 15h da quinta-feira 13 de novembro.

A Editora Boi Tempo divulgou o obituário do Leandro Konder que nasceu em 1936, em Petrópolis (RJ), filho de Valério Konder, médico sanitarista e líder comunista.

Formado em Direito, Leandro exilou-se em 1972, após ser preso e torturado pelo regime militar, e morou na Alemanha e depois na França até seu regresso ao Brasil em 1978.

Doutorou-se em Filosofia em 1987 no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. É professor do Departamento de Educação da PUC-RJ e do Departamento de História da UFF. Teve uma vasta produção como conferencista, articulista de jornais, ensaísta e ficcionista.

Em 2002 foi eleito o Intelectual do Ano pelo Fórum do Rio de Janeiro, da UERJ. Um dos maiores estudiosos do marxismo no país, coordenou, em conjunto com Michael Löwy, a coleção Marxismo e literatura, da Editora Boitempo.

Uma história de vida que merece registro pela formação que ajudou a propiciar mesmo àqueles que não foi aluno direto de suas aulas. Me incluo entre eles e aqui rendo minha singela homenagem, republicando um registro de um trecho de uma de suas obras, que foi feito pela professora Mariana Nogueira da Fiocruz em seu perfil no facebook:

"O presente é contraditório, está sempre sobrecarregado de passado, mas ao mesmo tempo está sempre grávido de possibilidades concretas de futuro. Uma postura que se limite a interpretar passivamente o que está presente, diante de nós, de maneira imediata, não capacita o sujeito para distinguir de modo consciente os elementos que "amarram" as coisas (e se opõem tendencialmente às mudanças mais ousadas) e os elementos que empurram as coisas para a frente, pressionando-as no sentido de engendrarem o novo. O sujeito só pode se libertar das armadilhas de uma continuidade hispotasiada se assumir uma postura CRÍTICO-PRÁTICA que lhe permita identificar as rupturas necessárias e ajudá-las a se concretizar". Leandro Konder, no seu livro "O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI". Editora Paz e Terra, 3a. edição, 1992, página 123."

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, as organizações globo,como não poderia deixar de ser, está veiculando a todo momento a morte desse pensador, simpatizante do marxismo.