domingo, julho 09, 2006

Viva o Itaóca

O Itaoca é uma das Unidades de Conservação previstas para ser implantada pelo Plano Diretor do Município de Campos dos Goytacazes sancionado em 1991 e que atualmente está sendo revisto. Ele está localizado no Maciço de Itaóca, distrito de Ibitioca. Na verdade o morro possui sete elevações e seu ponto culminante atinge a altitude de 414 metros. O morro do Itaóca também chamado de Morro do Rato tem vegetação densa e típica da Mata Atlântica, constituindo-se de árvores de pequeno e médio porte. Do seu pico avista-se a Lagoa de Cima e uma parte importante da área urbana da cidade de Campos. O local é utilizado pelas emissoras de rádio e televisão como ponto de abrangência local pela altitude para localização dos transmissores e suas antenas. A Embratel também mantém no morro uma base com torres, antenas parabólicas e estações repetidoras de sinais de telecomunicações. Devido a sua altitude e pelo seu acesso a elevação é utilizada para treinamento físico. Os adeptos do ciclismo também são usuários permanentes, especialmente nas descidas onde há pistas e adaptações para o bicicross com saltos sobre rampas e descidas com obstáculos. O pessoal que pratica vôos têm à sua disposição duas rampas, uma na direção norte e a outra oposta para o sul localizadas no platô do morro. Por lá são feitos vôos de parapentes e asas delta. Os praticantes locais que cujo números cresce a cada dia estão se organizando numa associação. Alguns deles informaram que já fizeram vôos de mais de três horas seguidas e com pousos em Carapebus ou Quissamã com parapente e até Rio das Ostras com asa delta.
Segundo a biblioteca do IBGE, a região do Itaóca pelo Decreto-lei estadual n° 641 de 15 de dezembro de 1938 que fixou o quadro territorial para o qüinqüênio 1939-1942 reconhecia o Itaóca como distrito de Campos se referia a região como ex-Santa Rita da Lagoa de Cima. No qüinqüênio 1944-1948, outro Decreto-lei estadual o de n° 1.056 de 31 de dezembro de 1943 o distrito reconhecido passou a ser até hoje o de Ibitioca. Itaóca é também o nome de um município localizado no interior paulista. Segundo a Wikipédia, o nome Itaoca é de origem indígena, que no Tupi Guarani significa "Casa de Pedra", ou mais precisamente " Local de Habitação".
PS.: Se desejar ver a foto ampliada clique sobre ela. Se quiser ver no tamanho da sua tela clique aqui. O morro do Itaóca merece que você veja também aqui outras sessenta e cinco fotos do Álbum do Morro do Itaóca que é o décimo-sexto da seção "Imagens" que possui um acervo de quase 700 fotos.

Nenhum comentário: