sábado, agosto 02, 2008

Darcy Ribeiro, patrono da Uenf,será enredo da Mangueira em 2009

A informação é da Agência Rio de Notícias: Na última quarta feira foi lançado o enredo de 2009 da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, que terá como tema "A Mangueira traz os Brasis do Brasil" mostrando a formação do povo brasileiro. O enredo é inspirado no livro O povo brasileiro, de Darcy Ribeiro, fundador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). "A solenidade foi aberta pelo presidente da Fundação Darcy Ribeiro - Fundar, Paulo Ribeiro, também sobrinho de Darcy. O reitor da Uenf, Almy Junior, esteve presente, assim como o historiador Haroldo Costa e outras personalidades". "O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szanieck e pelo conselho de carnaval. A intenção é resgatar, através da visão de Darcy Ribeiro, a formação do povo brasileiro comparando-o com Roma, por sua presença latina no país-continente". "O reitor da Uenf enfatizou a importância de Darcy para a história recente do Brasil e registrou o papel dele na criação da Uenf, dando eco a um antigo anseio da população de Campos e região. "Em boa hora a escola decidiu homenagear esse grande brasileiro. A universidade também se sente de algum modo homenageada e se coloca à disposição para colaborar com o êxito desse resgate", disse Almy Junior".

Um comentário:

George Gomes Coutinho disse...

Prezado Roberto,

Neste sentido se faz necessário indicar o livro "O Povo Brasileiro", lançado também em versão pocket pela editora "Cia das Letras" e para além da bela versão "livrão". Ambas as versões altamente recomendáveis.

Darcy se aventura em uma tese de Brasil extremamente interessante na obra. É um Gilberto Freyre dark mostrando o lado pesado da colonização e de nosso sentido de "civilização" (conceito do autor). Para Darcy somos a Roma dos trópicos que não deu certo.

Para aqueles não habituados com a leitura ou mesmo que já conhecem o texto recomendo "O Povo Brasileiro" em vídeo. Com a luxuosa narração de Chico Buarque (lendo trechos d´O Povo Brasileiro) e outros bambas comentando é outra peça rara...

Sem falar que nos comentários há o próprio autor, o Darcy antropólogo, ideólogo, sociológo e político, o Darcy também caquético, comentando a sua magna opus.

Para direita e esquerda uma obra imperdível. E já que vai virar enredo... Porque não ler o próprio???

Para o último, o vídeo, basta me contactar.

Abçs e boa leitura,

George