terça-feira, outubro 21, 2008

Leão BB (Big Brother)

Veja a notícia veiculada no jornal Estado de Minas: “A Receita Federal implantará em dois anos modelo em que contribuinte recebeo formulário já pronto, com valores já lançados. Os 24,2 milhões de contribuintes brasileiros não vão mais precisar quebrar a cabeça na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. No prazo máximo de dois anos, eles vão passar a receber o formulário já pronto, incluindo o valor do tributo a pagar ou a restituição a receber, seguindo o modelo já usual do temido fisco norte-americano e recentemente implantado no Chile. O sistema será alimentado com informações fornecidas por seusparceiros comerciais, entre prestadores de serviço, imobiliárias e cartórios. Seu único trabalho será confirmar os dados ou fazer pequenas modificações, se necessário". "A novidade foi divulgada ontem por Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Embora a Receita Federal do Brasil tenha evitado se pronunciar sobre o assunto, o corpo técnico em Brasília participou esta semana da primeira reunião do ano para discutir o Imposto de Renda para 2009. A mudança virá já na gestão da nova secretária da Receita, Lina Vieira, que assumiu o posto quinta-feira passada". "Janir Adir Moreira, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Tributário (Abradt), calcula que a medida trará uma redução substancial na malha fina. 'A Receita já monitora todos os passos do contribuinte brasileiro e não há mais como omitir uma informação de rendimento na declaração. Se ela já tem todos os dados nas mãos para fiscalizar, por que não ajudar o contribuinte?', observa. Ele acredita que o procedimento irá poupar trabalho ao contribuinte e não irá induzi-lo a erro, já que as informações serão em boa medida repassadas por ele próprio e em seguida conferidas antes de dar o OK". "Atualmente, o contribuinte ou o contador indicado por ele tem por hábito recuperar os dados lançados na declaração de IR do ano anterior e salvar no novo arquivo, acrescentando uma ou outra alteração. É diferente do que irá ocorrer no futuro, quando as informações serão fornecidas à Receita por terceiros. 'Quando o contribuinte compra uma casa na praia e registra em cartório, o cartório hoje já emite uma declaração que irá alimentar o banco de dados da Receita. O mesmo irá ocorrer ele prestou ou pagou por um serviço, comprou ou vendeu ações, ou trocou o carro', lembra Moreira. 'É uma via de mão dupla. Hoje quem já tem certificação ou assinatura digital no Brasil tem acesso a todos os dados da sua conta corrente fiscal. Ele consegue saber se alguém declarou qualquer valor a ele', afirma”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, tanta tecnologia nas mãos do governo... e a corrupção tá na cara, não pega porque não quer!!!
Porto seguro está uma festa com tantos políticos comemorando, funcionários da prefeitura desfilando de Hilux top de linha, vereador no início de mandato de carro importado. Quem não vê, é porque não quer.

Está na cara!!!

E agora? Será que a receita vai se pronunciar anti-eles?

E os laranjas? Vão aparecer?

Unknown disse...

vai acabou a mamata dos recibos frios...e agora josé ???

Anônimo disse...

ATENÇÃO, PESSOAL !!! NOVA PESQUISA DO INSTITUTO PRECISÃO APONTA ROSINHA COM 61 POR CENTO CONTRA 39 POR CENTO DE ARNALDO.///