quinta-feira, outubro 08, 2009

Alerj propõe que IPVA atrasado possa ser parcelado em até 24 vezes

“A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em discussão única, ontem, a indicação legislativa 786/09, do deputado Rogério Cabral (PSB), que autoriza o Governo a ampliar os prazos do parcelamento de dívidas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com a proposta, dívidas antigas poderão ser parceladas em até 24 parcelas, enquanto dívidas contraídas neste exercício poderão ser divididas em até seis. Para Cabral, a iniciativa poderá reduzir o índice de inadimplência no pagamento do tributo. "A exemplo de outros estados, que buscam soluções e alternativas para redução da inadimplência do IPVA, consideramos ser esta uma ferramenta adequada que permitirá aos proprietários de veículos automotores, regularizarem sua situação junto aos órgãos arrecadadores", afirma. O texto precisará ser transformado em um projeto de lei pelo Poder Executivo.”

7 comentários:

Anônimo disse...

Para fazer o mais importante, o principal, que é a REDUÇÃO DAS ALIQUOTAS, não aparece nehum Goverandor ou Deputado para propor.

E fica assim, de tempos e tempos anistiando ou parcelando, sem resultado satisfatórios, pois a maioria cointinua inadimplente, e os que pagam em dia se sentidndo como palhaços.

O eleitores deveriam pensar nisso em época de eleições. Procurar saber, ou indagar (se houver oportunidade) o que cada candidato pretende fazer com as alíquotas dos impostos.

Eu devo IPVA tambem disse...

Concordo com a reduçao da aliquota. Eu sempre pensei assim: é melhor voce cobrar menos e receber de todos do que cobrar mais e ver um calote de mais de 40% todos os anos.

Eu ja li gente grauda dizendo que isso é proposital para estimular o uso de outros transportes e reduzir os engarrafamentos. "Grande estrategia", se isso for verdade.

Lembro-me muito bem de uma cena q vi em 2004, quando avistei os carros de um hoje deputado federal e um outro ao lado, do qual desceu uma importante Governante do Estado à epoca, ambos com placas do Espírito Santo. Interessante que, ate onde sei, poderia caber a estes graudos governantes reduzir o imposto, mas nao o fizeram.

Mas pra quem tem $, emplacar no Espírito Santo (no qual o imposto é bem menor) vale a pena.

Anônimo disse...

Roberto,

Viva os sonegadores, neste país só tem valor, aqueles que não cumprem a suas obrigações civis. Os contribuintes que andam em dia com as suas obrigações, pagam por esta gente em que o Estado em véspera de eleição, aproveita para oferecer algum beneplácito, em troca de voto. A Receita Federal também anda funcionando assim. Em Campos é hilariante o comportamento de alguns milionários, andam de Hilux e depois emplaca o carro no Espítrito Santo. Isto é crime contra a ordem tributária. Por onde anda o Governador Cabral ou senão o senhor Joaquim Levi, que não conseguem identificar estes contribuintes que debocham não do Estado, mais dos verdadeiros cidadãos que honram com as suas obrigaçoes, que diga-se de passagem não são poucas.

Abraço.

Anônimo disse...

Acho que já tem carro demais nas ruas e os inadimplentes devem sair mesmo.
Até que gostei deste meu posicionamento individualista, pelo menos sofrerei menos com engarrafamento.
Vou me filiar ao Democratas, em breve serei mais um do Demo.

Anônimo disse...

Roberto,
Gostaria de vê-lo na Assenbléia legislativa discutindo isso, não apenas em seu blog.
Entre na luta por uma vaga de deputado estadual. Infelizmente Renatinho não está mais aqui para esta batalha, mas você com certeza tem tudo para qualificar este debate (além de todos os outros).
Reconheço a grande importância deste blog, mas você será muito mais útil à nossa cidade (e ao estado) lá na Assembléia. Sem falar que, conseguindo esta vaga, será o surgimento de uma grande força para as próximas eleições municipais.

Anônimo disse...

Ótima postagem do anônimo acima! Vem pra deputado Roberto!

Anônimo disse...

Roberto, está claro e evidente que os valores cobrados do IPVA sao absurdos, impraticaveis, isso para nao dizer "assalto" ao cidadao honesto.
o estado tem a força, pelo menos "eles pensam isso",vejamos o quadro dos trens que na semana pasaada criou um tumulto enorme com prejuizos a empresa detentora da operaçao dos trens, e o governador sergio cabral alega conspiraçao, ridiculo da parte dele, covarde ao pronunciar tamanha besteira. este senhor nao serve para ser sindico do meu predio quanto mais governador.... aimda bem que o judiciario nao é politico e o promotor obrigou a empresa a retirar os famigerados trens sucateados de funcionamento, aproveito este espaço para elogiar o ilustre promotor.
onde eu quero chegar é o seguinte, o povo tem poder e pode exigir revisao dos valores e contar com a boa vontade de seus politicos em resolver esta questao do IPVA, a ideia de parcelamento dos ipva atrasado é muito válida e corretissima já que nos assaltaram com os valores cobrados! qur nao se limite apenas a atraso ate o ano de 2005 ou 2006 e sim ate o ano vigente,2009, pois estamos no final do mesmo.
para o ano que vem reduzir o percentual e aumentar para 10 o parcelamento, fcando assim viavel pagar o tributo e evitando desperdiçar tempo, dinheiro e pessoal nas ruas atras de "dinheiro", estas mesmas pessoas estaram fazendo aquilo ao qual foram designadas que é policiar e proteger o cidadao e nao "cobradores do estado". os esforços recentemente apresentados , tais como parceria com CET rio para monitorar "devedores", vale lembrar que sao devedores de boa ´fe e nao delinquentes ou criminosos... má fé foi dos governantes que nao facilitaram em nada o pagamento da divida, já que o sergio cabral latifundiou o Rio, porque nao parcelar a divida?
esta de parabens o seu projeto e espero mais de voce!deposito aqui minha esperança de que O Rio vai mudar!!!!! estou com voce Roberto!!!
ronaldolopesr1j@yahoo.com.br