segunda-feira, março 28, 2016

Novas listas da Odebrecht comprovam que esquemas vinham desde 1988

Será que ainda pode haver alguém que acredite que toda a corrupção na Petrobras e nas empreiteiras começou apenas nos governos do PT?

O listão da Odebrecht divulgado na semana passada era apenas uma ponta recente de dinheiro entregue e contabilizado (e usado ou não) nas campanhas eleitorais.

Neste domingo, a TV Globo entrevistou uma funcionária antiga da Odebrecht que voltou a falar de outras listas. As listas estavam amareladas. Tinham datas até de 1988 e mais de 500 diferentes recebedores de dinheiro da empreiteira.

A entrevistada disse que em outubro do ano passado entregou a um deputado do PT e ao Ministério da Justiça que encaminharam à CPI da Petrobras e à Polícia Federal.

Lembram que havia quem dissesse que só agora a Petrobras era sangrada por corruptos, mesmo que diretores de gestões antigas, como Paulo Roberto Costa, indicado por Dorneles do PP, já informasse que o esquema era antigo?

Interessante que mesmo em meio à disputa de posições, estas listas citadas pela entrevista não tenham sido "vazadas" e que até aqui quase um semestre depois estivessem "esquecidas" pelo juiz Moro e por toda a grande equipe da Lava Jato.

Talvez não seja difícil intuir porque a Globo decidiu colocar a entrevista no ar, em uma matéria do Fantástico.

A emissora voltou a omitir todos os nomes citados, apenas dizendo se tratar de ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos, ex-senadores e ex-deputados. Sendo que todos já estão livres de qualquer arguição ou investigação por prescrição dos prazos.

É bom lembrar que na época não havia autorização (a não ser que esteja enganado) para financiamento empresarial de campanhas eleitorais. Que me recorde, nem controle por parte da Justiça Eleitoral havia, muito menos prestação de contas de campanha. Ainda assim, os nomes foram todos omitidos.

Abaixo a matéria sobre o assunto que o Valor Online acaba de disponibilizar em seu site.

Repetirei aqui o que tenho dito. É preciso melhorar a política. Não está ficando pedra sob pedra.

E diante de todas estas constatações, não há porque engendrar um golpe para trocar o poder de mãos, tirando a detentora de um mandato, conferido pelo votos obtidos nas urnas - e que propiciou em seu governo as condições para que tudo isso pudesse ser investigado e apurado, e sem nada ter contra si - por outros, envolvidos nos esquemas que se apresentam como falsos moralistas. Pior num processo de impedimento sem base legal, presidido por um comprovado achacador como o deputado Eduardo Cunha.

A população mesmo que atordoada com as baterias movidas pela trama parlamentar-midiático-jurídica contra um único grupo (partido) político já tem bases para compreender mais amplamente tudo o que se passou.

Mais que nunca, eu não creio (já não acreditava antes) que se quisessem que este quadro fosse descortinado. Querem apenas o poder político para em suas várias dimensões favorecer os poucos de sempre, tanto no plano interno, quanto externo pelos interesses geopolíticos de nação líder regional, articuladora dos Brics e com as imensas reservas do pré-sal.

O Estado Democrático de Direito tem que ser preservado.‪#‎NãoVaiTerGolpe‬!

Enfim, confiram a matéria do Valor Online:

Pagar propina era prática antiga na Odebrecht, diz ex-funcionária

Ex-funcionária do departamento financeiro da Odebrecht, Conceição Andrade afirmou em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, que o pagamento de propinas era uma prática antiga na empreiteira. Conceição, que trabalhou por 11 anos na empresa, disse ter uma lista, referente ao ano de 1988, com mais de 500 nomes, entre eles os de ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos, senadores e deputados, relacionados a obras em que supostamente houve pagamento de propina.

Não há comprovação de que se trata de propina e de que os políticos listados, cujos nomes não foram divulgados, cometeram ilegalidade. À TV Globo, a PF afirmou que, se for comprovada sua autenticidade, os documentos serão incorporados ao banco de dados da Operação Lava-Jato, que apura um esquema de corrupção bilionário na Petrobras, mas que provavelmente ninguém poderá ser processado, porque esses crimes, que teriam ocorrido na década de 1980, já estariam prescritos.

Segundo o “Fantástico”, em setembro de 2015, Conceição entregou o documento ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que a repassou à CPI da Petrobras. O parlamentar entregou os papéis ao Ministério da Justiça, que posteriormente os encaminhou à Polícia Federal. Por fim, a PF enviou as supostas provas de propina à Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros, no Paraná, porque seriam de interesse da Lava-Jato.

Nesta semana, a força-tarefa da Lava-Jato apreendeu outras listas de doações feitas pelo Grupo Odebrecht com pelo menos 284 políticos. As planilhas com supostos repasses estavam com Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura.

Na quarta-feira, o juiz Sérgio Moro decretou sigilo sobre o processo ao qual foram juntadas os arquivos, que devem ser encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF). Não é possível afirmar se as doações foram feitas legalmente ou por meio de caixa dois.

4 comentários:

Prof. Douglas Weege disse...

Bacana o texto, acho uma pena apenas a parcialidade.

Qualquer um que olha seriamente pro cenário não é ignorante a ponto de dizer que a corrupção começou no governo do PT. Entretanto, o PT defendia o discurso de ser o diferente. Daquele que ao chegar lá [no poder] não faria o mesmo que sempre se fez. Entretanto, provou o contrário. É tão corrupto quanto os outros e custa ao petista assumir isso. A hashtag "nãovaitergolpe" é tão tola quanto acreditar que ele já não foi dado. Abração.

Roberto Moraes disse...

Tenho repetido à exaustão sobre os erros do PT e do governo. Porém, a discussão no campo da moral não é única apesar do seu apelo, especialmente, entre a classe média, que também no seu dia-a-dia não a pratica na proporção em que exige. Este é um bom debate. Há anos travo ele por aqui.

Porém, outro é julgar que ele encerra a discussão sobre a atual conjuntura e sobre a construção da Nação.

A luta contra o golpe só seria tola para aqueles que não enxergam o processo histórico e a continuidade do mesmo para além dos resultados mais imediatos. Esta visão sim, seria pueril, por conta da ótica linear e fragmentada de tudo que está em curso.

Não considero que seja hora de acertos de contas entre o que está mais próximo, em detrimento daquilo a que se deve resistir e que representa um retrocesso maior.

A observação mais ampla deste processo permite não apenas um olhar distinto, mas um melhor sentido de orientação e de direção, pelo qual vale a pena lutar.

A meu juízo, a complexidade do momento e as diversas dimensões que a conjuntura nos coloca diante, deve nos levar a evitar simplificações, mas também não podem nos deixar enganar sobre as direções da lutas que entendemos necessárias e que valem ser enfrentadas.

Os resultados de tudo isso serão sempre parciais, porque a luta segue seu processo histórico e, assim sigo em frente. Abs.

Anônimo disse...

Acompanho sempre o blog. As noticias são bem atuais e esclarecedoras, no entanto o blog se mostra parcial em alguns pontos.

Roberto Moraes disse...

Sobre o comentário das 7:36,

O blog traz opiniões e desconfia de quem alega imparcialidade. Este é um dos mitos. Os frequentadores do blog sabem disso faz tempo. Em 2008, portanto há oito anos e quatro depois do blog ter sido criado, esta posição já era clara.

Assim produzimos o texto "O mito da imparcialidade".

http://www.robertomoraes.com.br/2008/09/o-mito-da-imparcialidade.html

O blog tem opiniões e isto justifica sua existência.

Mais que isto, o blog defende que todos leiam tudo (ou o que quiserem), e assim exponham e defendam suas opiniões.

Nesta linha o blog faz sim, por opinião, um contraponto às editorias da mídia comercial, especialmente, àquela representada pelo Globo.

Desta forma, como David contra Golias, com suas opiniões, se propõe e fazer o contraponto e por isso, não vê necessidade de reprisar ainda mais a opinião do monopólio das comunicações no país, para só aí emitir a sua opinião.

Isto seria tão falso quanto uma nota de 3 reais, ou a isenção que possam imaginar que estas mídia comerciais fazem.

Apesar do número de acessos ao blog não parar de crescer, o blog em seus quase 12 anos de existência, com a sua opinião não depende e não vive a procurar audiência ou vistas.

O blog é um espaço para emitir opinião livre das tutelas que vivem os articulistas da mídia comerciais. Quem julga interessante visita e/ou comenta.

E assim seguimos em frente!