terça-feira, setembro 26, 2017

Repsol pode fornecer gás para UTE no Porto do Açu

O consórcio formado pelas petroleiras, a espanhola Repsol e a chinesa Sinopec que opera a concessão do grande campo com produção de gás, o Pão de Açúcar, na Bacia de Campos inclui entre suas alternativas para escoar a produção do gás natural o seu fornecimento para o projeto de termelétrico (UTE GNA) da Prumo no Porto do Açu. A Respsol/Sinopec hoje produz cerca de 100 mil barris por dia de óleo equivalente no Brasil.

A informação sobre a possibilidade de fornecimento de gás natural à Prumo foi dada ontem, pelo presidente da Repsol Sinopec do Brasil, Leonardo Junqueira, no 18ª Seminário de Gás Natural, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) no Hotel Windsor, Florida no Rio de Janeiro.

O evento prossegue hoje com outras palestras e mesas-redondas sobre o tema, cada vez mais estratégico. Chama a atenção a enorme participação de players mundiais do setor, que trabalham de olho na flexibilização da regulação do setor de gás natural que está sendo desenhada por consultorias e corporações mundiais do setor junto ao Ministério da Minas e Energia e à ANP.

Sobre o assunto leia aqui postagem do blog no dia 20 set. 2017 com o título: "A entrega do setor de gás no Brasil: da exploração à distribuição, desintegração no Brasil e verticalização e centralização no plano global através das corporações".

O projeto de geração térmica a gás no Açu se trata de um consórcio liderado pela Prumo (controladora do Porto do Açu) que envolve ainda petroleira BP, que hoje forneceria via importação Gás Natural Liquefeito (LNG) e a Siemens que forneceria os equipamentos. Prumo e BP teriam juntas 67% e a Siemens 33% na composição da GNA.

A termelétrica UTE GNA I, é um projeto em ciclo combinado a gás natural com potência instalada de 1.300 MW, que faz parte de um complexo de gás, o Açu Gas Hub composto por 6.400 MW de geração termelétrica a gás natural. Envolve ainda terminal de importação e armazenagem de GNL; unidade de processamento de gás natural e gasodutos, onde se insere a ideia do transporte do campo de Pão de Açúcar à base do projeto da Açu Gás Hub, junto do Porto do Açu.

Como pode ser visto no mapa acima a possibilidade de fornecimento de gás natural do campo de Pão de Açúcar até uma base de distribuição e tratamento junto ao Porto do Açu demandaria a instalação de um ramal de gasoduto, a maior parte offshore com cerca de 200 km de extensão.

Uma outra alternativa poderia ser o uso do gasoduto instalado para receber gás natural de diversos poços na Bacia de Campos que chega ao continente na altura do litoral de Barra do Furado.e vai até Cabiúnas (Macaé) onde é tratado.

Como existe um ramal de gasodutos que sai de Macaé e vai para Vitória (Gascav), uma secção do mesmo na Tapera, em Campos poderia permitir outra conexão em direção ao Açu. Bom lembrar que hoje grande parte desta malha de gasodutos foi vendida pela Petrobras. A conferir!

Nenhum comentário: