segunda-feira, maio 11, 2020

Petrobras é a petrolífera mais desvalorizada no mundo em 2020 na Bolsa Nova York: -60,41%

O resultado é fruto do levantamento feito pelo Boletim Ineep do Mercado Financeiro na última semana: 30/04 a 07/05/2020, com dados da Bolsa de Valores de Nova York, EUA. No levantamento desta última semana, a Petrobras também foi a petrolífera que mais perdeu valor: -8,39%.

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis(Ineep/FUP) apresenta um quadro com e um gráfico do índices das ações na Bolsa de Nova York, de nove petroleiras. Além da estatal brasileira estão listadas as americanas: Chevron e Exxon; a francesa Total; a britânica BP; a anglo-holandesa Shell; a norueguesa Equinor; a italiana ENI; e a chinesa Sinopec.

A variação desde janeiro varia de 18% da Sinopec à -60% da Petrobras. O fato ajuda a mostrar o que as duas últimas direções da Petrobras promoveram desmontando a estatal que se tornou uma companhia desintegrada e completamente vulnerável às oscilações internacionais - incluindo a pandemia -, ao contrário do que acontecia antes, quando a corporação atuava do poço ao posto, podendo auferir vantagens financeiras das diferentes etapas de sua cadeia de negócios.


Nenhum comentário: