segunda-feira, maio 18, 2020

Segundo a AIE, o uso de eletricidade cai quase 30% durante isolamento e o consumo residencial aumenta cerca de 40%

O relatório do final de abril da Agência Internacional de Energia (AIE), sobre a variação da demanda de eletricidade em alguns países, após as medidas de isolamento e bloqueio, mostram variações expressivas. As mais significativas entre as avaliadas foram: Itália -27%, Reino Unido -22% e Índia, -20%.

Fonte: IEA - https://www.iea.org/reports/global-energy-review-2020/electricity#abstract



















Um novo relatório até 11 de maio está previsto para sair na quinta-feira, 21 de maio, com dados até 11 de maio e deverá mostrar o nível de recuperação após a redução parcial do isolamento. 

Como se sabe, as maiores reduções de demandas foram no setor de serviços. Na indústria houve queda que varia por países e se verificou um maior uso residencial. Segundo o relatório, "na última semana de março e na primeira semana de abril, a demanda residencial durante a semana foi até 40% maior em certas economias europeias do que nas mesmas semanas de 2019".

Em termos de fontes de energia, uma boa novidade é que no mix de energia utilizada aumentou o uso de energia de fontes renováveis, caindo o uso do carvão na Índia e aumentando o uso do gás natural nos EUA. 

Resta saber como se comportará essa demanda após o pico do contágio e redução das atividades econômicas nos diversos países. Como já comentamos no caso das reduções de demandas de petróleo e combustíveis, eles também se situaram próximo aos 30%.

Nenhum comentário: