quinta-feira, agosto 27, 2020

Livro coletânea de entrevistas "Campos de Goytacazes: entre becos e saídas"

Há dois anos o professor Marcos Pedlowski da Uenf, me contactou e informou sobre um conjunto de entrevistas que estava fazendo para o seu blog (aqui), sobre a gestão no município de Campos dos Goytacazes, que se aproximava da metade do mandato e me solicitou que pudesse também participar.

A partir do link que ele enviou das entrevistas já feitas, eu respondi agradecendo e disse que aquilo que poderia falar, já estava muito melhor descrito, comentado e argumentado pelos colegas que já tinham sido ouvidos anteriormente. E que julgava que eu os repetiria e incomodaria seus leitores.

O professor Pedlowski insistiu, mesmo diante de minha recusa. Alegou que também a forma de abordar seria interessante. E, então Pedlowski sugeriu começar pelos assuntos de pesquisas que naquele momento me envolviam e que tinham relações com a região.

Assim, ele começou a entrevista sobre o circuito econômico e petrorrentista do petróleo e sobre as articulações que redundaram na implantação do Porto do Açu, suas relações globais com o setor de energia e com a pirâmide financeira que esteve presente na gênese da infraestrutura portuária. A seguir, o Pedlowski entrou na questão histórica e contemporânea do desenvolvimento e da gestão do município de Campos.

Ao final, eu tentei contribuir com o debate que ele estimulava, tratando de questões complementares ao que já havia sido abordado sobre Campos e a gestão pública do município, entre continuidades e descontinuidades do ciclo da cana-de-açúcar aos royalties do petróleo.

Para minha surpresa, quase dois anos depois, agora em junho de 2020, o professor me faz novo contato, indagando se autorizaria a publicação, sob a forma de livro da entrevista junto com as demais respostas de onze outros companheiros, professores e pesquisadores, que responderam questões similares.

Eu tive dúvidas sobre a perenidade daquelas opiniões/posições. Porém, logo após fazer uma releitura geral daquelas entrevistas, eu concordei que existia em seu conjunto, interpretações e análises que, a despeito do marco temporal, ainda pudessem ser lidas com algum proveito. O professor Pedlowski logo afirmou que se incumbiria, além da própria organização também de viabilizar a revisão, editoração, programação visual, etc.

Assim, a ideia, o esforço de organizar as entrevistas, viabilizar em 2018, a publicação das mesmas em seu blog e agora a compilação das mesmo, sob o formato de e-book é toda do Pedlowski e do pesquisador Fábio Py. Eu parabenizo pela iniciativa e viabilização da publicação

Junto com os demais entrevistados, eu agradeço a Pedlowski pela oportunidade de expor essas análises, na expectativa de que a publicação possa contribuir para o debate sobre o município como um todo e sobre a gestão pública em Campos dos Goytacazes de forma especial.

O livro "Campos de Goytacazes: entre becos e saídas" tem dois prefácios, de autoria dos professores Orávio de Campos e Deneval Siqueira de Azevedo Filho, além de um posfácio, do também professor, Aristides Soffiati. Além do autor dete blog, as entrevistas publicadas foram com: Ranulfo Vidigal, Dayane da Silva Santos Altoé, José Luís Vianna da Cruz, Júlio Cézar Pinheiro de Oliveira, Alcimar das Chagas Ribeiro, Hélio Gomes Filho, Luciane Soares da Silva, Viviane Ramiro da Silva, José Alves de Azevedo Neto, Carlos Abraão Moura Valpassos e Érica Terezinha de Almeida.

O livro está disponível para ser baixado (download) gratuitamente [aqui] no site do professor Pedlowski, ou [aqui] no site da Amazon (o gigante de e-commerce demolidor da economias locais).


PS.: Atualizado às 12:08 de 28/08/2020: Para ajustar e corrigir o texto.

Nenhum comentário: