sexta-feira, abril 30, 2021

Fundos financeiros deitam na farra da entrega fatiada da Cedae

Como tenho comentado aqui com alguma insistência, os fundos financeiros (capital sem rosto) avançam sobre as empresas da economia real para ter o seu controle e propriedade que chamam de ativos. 

Em especial os fundos avançam para ter o controle das empresas que estavam sob controle estatal e estão sendo entregues, desde 2016, na bacia das almas, a preço de xepa. 

Agora foi a vez da Cedae esquartejada em blocos, por exigência do desgoverno federal, dentro do tal plano de recuperação do ERJ. Com todos os problemas, a Cedae dava lucros. Assim, mais uma estatal é entregue com forte apoio da mídia que ganha seu quinhão nessa farra patrocinada pelo fundos financeiros que merecem ser conhecidos. 

Na mídia o nome dos fundos e corporações aparecem encobertos com pela definição “consórcio” e um nome de fantasia. 

Engraçado é que mais de 80% do capital que estes grupos entram no leilão é financiado pelo BNDES que não se dispõe a emprestar para a própria Cedae expandir sua atuação como seria desejável. Para este leilão, a Cedae foi fatiada para os leões do mercado financeiro. 

No certame encerrado há pouco, o leilão teve como vencedor do Bloco 1, que envolve a Zona Sul do Rio e alguns municípios o Consórcio Aegea que também levou o Bloco 4, área do Centro e Zona Norte da capital e outros municípios. Esse "consórcio" é controlado pela empresa financeira Equatorial Energia, a mesma que tem participação na Light e controla diversas outras empresas, também concessionárias de serviços púbicos, só que de energia elétrica, no Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão etc. 

Já, o Bloco 2 da Cedae que envolve Barra da Tijuca e outros municípios fluminenses, ficou com a Iguá Saneamento que é controlada pelo fundo FIP Iguá (Fundo de Investimento em Participações Multiestratégica) e também pelo fundo de pensão canadense, Pension Plan Investment Board (CPPIB) que, em março agora, de olho na concessão da Cedae aportou R$ 1,178 milhões no Iguá. 

Ou seja, uma ironia, os trabalhadores canadenses são donos agora de uma parte da Cedae esquartejada e privatizada. 

Assim, o setor de infraestrutura no Brasil (rodovias, concessionárias de energia elétrica e saneamento, aeroportos, petróleo, gás, etc.) é cada vez mais controlado pelos fundos financeiros e quase sempre com empréstimos generosos do BNDES. 

Ah, um detalhe, nenhum consórcio ou fundo quis a fatia do Bloco 3, a região mais pobre do Rio, a zona oeste. Por que será?


PS.: Atualizado às 01:58: A Iguá Saneamento é controlada pela gestora financeira IG4 Capital e tem como seus principais acionistas os fundos de pensão canadenses Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) e Alberta Investment Management Corporation (AIMCo).

A Aegea Saneamento tem como acionistas o grupo Equipav (70,72%), o fundo de Cingapura GIC (19,08%) e a recém-entrada Itaúsa (10,2%), que anunciou um aporte na empresa nesta semana. A Aegea que já opera concessões de IE em vários municípios e estados tem participação crescente de agentes financeiros em sua direção.

A Equatorial Energia fez propostas mas não venceu nenhum deles. De qualquer forma, se vê a liderança dos fundos financeiros nós consórcios vencedores do leilão.

2 comentários:

Aldofranzoi@gmail.com disse...

Verifica aí de está correto ou fiz confusão mas a Equatorial Energia aparece no texto como.parte de um consórcio vencedor e no final informa que não venceu nenhum!

Roberto Moraes disse...

Caro Aldo, é isso mesmo. Eu fiz atualização para corrigir a informação equivocada do texto inicial. Mas optei por deixar a informação original até para mostrar como o capital financeiro participou em diversas frentes. Inclusive da Equatorial que fez proposta, esteve à frente, mas o final perdeu a disputa de um dos blocos do leilão para a Aegea.

Todos os participantes estavam vitaminados por controle financeiro. Nos investimentos em infraestrutura, é comum os fundos buscarem empresas (ativos) com alguma experiência neste setor econômico em que investirão em capital fixo no território para garantir eficiência na captura de valor que vai garantir a extração de alta rentabilidade em prazos curtos. Ao observar todos os participantes e não apenas os vencedores é que se tem isso mais claro. Não duvide da falsa disputa entre os concorrentes é só seguir o dinheiro. Follow money.