segunda-feira, maio 12, 2008

Alerj discute agora redistribuição dos royalties

Está acontecendo desde às 11 horas, no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes da Alerj, uma audiência pública para debater as questões levantadas pelo anúncio feito pela Petrobras no início de 2008 sobre a descoberta de mega-campos de petróleo e gás na Bacia de Santos. A reunião foi convocada pelo presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembléia Legislativa do Rio, deputado Glauco Lopes. Além de discutir esta questão, a reunião também abordará o tema “Em Defesa dos Royalties do Estado do Rio”. O movimento é uma resposta à pressão paulista, a favor da revisão dos critérios de divisão dos royalties entre Rio e São Paulo. Glauco alega que “se a redistribuição acontecer, isso poderá gerar uma perda de aproximadamente R$ 12 bilhões, algo impensável para nós”. Além dos deputados estaduais foram convidados, os deputados federais e senadores da bancada do Rio de Janeiro, todos os prefeitos fluminenses, assim como representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) e autoridades do Governo do estado. A questão é urgente e grave para nossa região devido às pressões para a criação de uma nova de redistribuição dos royalties a partir do aumento do valor do petróleo no mercado internacional, da descoberta das novas jazidas no estado e do mau uso destes recursos por alguns municípios, em especial de Campos dos Goytacazes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Áté o momento, nossa região só deu um péssimo exemplo de como aplicar estes recursos escassos, através dos orçamentos municipais. Macaé ( terra do deputado Glauco) e Campos são ótimos exemplos destaq triste realidade. Agora é uma briga de poucas bancadas ( RJ,ES,SC) contra São Paulo mais o resto do país. A descoberta da nova provícia petrolífera de Santos mudou completamente o quadro e a correlação de forças em jogo pela captura dos royalties do petróleo. Num momento como estes, o prefeito de nossa cidade de Campos deveria estar a frente deste importante debate e não correndo da polícia.

Luiz Felipe Muniz disse...

Infelizmente devo dizer que a minha torcida é por uma nova composição...infelizmente teremos que perder...muito mais para tentar uma saída real para o muda Muda Campos!

Nem nos debates do blog conseguimos nomes...na maioria são anônimos!!

Tão anônimos como tantos outros anônimos espalhados nos poderes desta cidade afundada por corruptos: alguns conhecidos e tantos outros e mais, muito mais anônimos!!!

Precisamos de nomes...e que venham as perdas dos royalties...talvez assim sejamos batizados como os incompetentes mais ao norte e comecemos a pensar e agir com a identificação estampada no peito sem vergonha, sem dramas, sem culpas...