quarta-feira, maio 14, 2008

Caminho alternativo

Sem infantilidades e tentativa de ter o controle sobre as vias é bom que mais gente se disponha a ajudar a compor, um movimento pela construção de uma alternativa de gestão pública em nossos Campos dos Goytacazes. Chega do mesmo. Este blog tem repetido esta opinião muito antes dos estilhaços do Telhado de Vidro. O novo precisa ter altivez e independência que não deve ser confundida com prepotência e soberba. A mudança de métodos pressupõe a disposição de assumir a postura republicana da transparência na gestão dos recursos públicos, como algo que seja de todos e não de ninguém, como infelizmente tem sido a prática dos criadores e criaturas que se apresentaram como as primeiras vias de salvação. Aliás, o que se deve buscar, não são salvadores da pátria ou do município, porque eles não existem, a não ser na cabeça de déspotas e populistas que querem o povo como massa de manobra. Tem-se que buscar programas e projetos que sejam coletivos e não individuais ou, do interesse de pequenos grupos. Há que se perseguir equipes e gestores que viabilizem o interesse crescente da mudança que a nossa sociedade incorpora com velocidade significativa. Neste momento, não há porque dividir apoio entre o velho e o novo. Não é mais aceitável esta ambigüidade de querer apostar simultaneamente em "duas jogadas" numa mesa, em que três três alternativas se apresentam. Não há porque manter namoro ou amizade com o que já deu o que tinha que dar. Só a maturidade política e o amor pela cidade poderão fazer crescer a disposição ao diálogo e ao encontro de alternativas, num desenho em que a construção dos consensos e administração dos dissensos seja parte do script. Nesta linha, o blog e este blogueiro continuam apostando até porque não há outro caminho. Campos merece mais!

35 comentários:

Anônimo disse...

"Sonhar não custa nada, não se paga pra sonhar" Falando sério vc's querem o poder tanto quanto os outros, e quer saber prefiro como está ou como ficará com garotinho do que com esta terceira via hipócrita.Ainda bem que é terceira via.

VP disse...

E qual é o problema daqueles que almejam o poder? Aliás, essa é uma premissa comportamental. Não entendi o anônimo.

A questão é o que se pretende fazer quando no poder. Daí surgem as diferenças importantes. Que, ao meu ver, parecem que estão se delineando interessantemente.

Roberto, não tenha receios. Vá em frente! Tens condições para tal, e isso Campos merece!

Grande abraço,

Anônimo disse...

Aonde você estava na campanha do PT em 2004 ???
Agora quer possar de bom moço pregando união que você ajudou a destruir!!
Não sei quem é pior, se este grupo que está no poder a 20 anos ou você que nunca se expôs aos desafios do PT! realmente é uma pena que pessoas como você fiquem falando por blogs ao invés de terem militância partidária.
Vá mais ao partido rapaz .

Anônimo disse...

O editorial do jornal ^Le Monde Diplomatic Brasil^, tem por tema, o que queremos de um bom governo municipal. Este mesmo editorial toca em um tema crucial, qual seja o perfil do poder legislativo local. Segundo dados do TSE, quase 40 por cento edis seriam pessoas despreparadas, com baixa escolaridade e praticantes do chamado clientelimo mais rasteiro que se viu nos tempos mais recentes. O editorial cita ainda que a melhoria da qualidade de vida nas cidades, a democracia de um poder transparente e o controle social vai depender destes novos leitos em 2008. Assim sendo, vale acompanhar de perto, tambem, o evoluir destas candidaturas para o legislativo. Diria ainda,para finalizar, que as campanhas precisam ganhar qualidade e densidade, mobilizar a cidadania e permitir boas escolhas, que podem redundar em boas praticas no poder local, a partir de 2009.

Anônimo disse...

De todos problemas que este sofrido município tem passado nas últimas décadas, vê-se agora nascer uma semente de esperança quando se trata da abertura de uma nova discussão em torno do bem comum entre os diversos setores da comunidade e o povo. Fora os aproveitadores e os "cara de pau" que hão de aparecer, me parece agora ser a hora da elaboração de um verdadeiro projeto de desenvolvimento econômico para o município, inluindo aí o orçamento participativo e uma maior participáção popular nas decisões do município.
Dentro do catastrófico dito de que há males que vem para o bem, o mal nós já provamos e chegamos realmente no fundo do poço, não tem mais para onde ir a não ser para cima, chegou a hora almejarmos a todo custo o bem que nos é de direito.

Um abraço à todos
leossmota

Anônimo disse...

Professor Roberto Moraes


Esse movimento de pêndulo, que o senhor e outros blogueiros estão tendo, com relação ao movimento, pelo surgimento de uma alternativa viável para as próximas eleições, está deixando todo mundo desanimado e “cabreiro”.
O que está sendo comentado nas rodas políticas da cidade, é que vocês, optaram por deixar de lado, o movimento que estava em ascensão, desde o ato Chega de Palhaçada, para tentar os velhos acordos de bastidores dentro do PT. Porém, surgiu um problema inesperado, o hoje todo poderoso e dono do partido Dr. Mackoul, por se achar o digno e legitimo representante da terceira via, não abre mão da sua indicação.
Se essa informação for verdadeira ou mesmo que não seja, não é hora de retomar o movimento junto à sociedade campista?
Sugiro que se promova um encontro dos simpatizantes, do movimento pela Terceira Via, em algum lugar público, como o auditório do CEFET ou de qualquer outra escola, para dar inicio a discussão de uma proposta e a organização do movimento. Convidando além da sociedade campista os filiados e membros dos diretórios do PT e PSDB.

Anônimo disse...

Só sei que a política em Campos a cada dia fica mais parecida com caso de polícia... Garotinho conta hoje em seu blog o histórico de ameaças e intimidações que vem sofrendo. Pelos dados e documentos apresentados não pode ser mentira. É de assustar... Não é questão de ser a favor ou contra Garotinho ou Arnaldo/Mocaiber, mas isso mostra o nível em que estamos...

Anônimo disse...

Terceira Via ????
Com quem encabeçando ???
Segundo análise dos representates autênticos das esquerdas a aliança com o PSDB só se eles indicarem o vice, NUNCA na cabeça da chapa.
Sim, vencendo esta etapa, que acho difícil, quem seria o candidato das esquerdas para a terceira via ?
- Makhoul TEM visibilidade e densidade eleitoral, mas NÃO representa ideologicamente a esquerda.
- Roberto Moraes NÃO tem visibilidade e densidade eleitoral, e também NÃO representa ideologicamente a esquerda.
- Luciano D'Angelo NÃO tem visibilidade e densidade eleitoral, e poderia ser encaixado como PSEUDO representante da esquerda.
Portanto, falta um nome com densidade eleitoral e que seja efetivamente das esquerdas para representar a terceira via.

Anônimo disse...

"Possar"??? Que significa isso? Ir ao PT?? Olha, isso tem sido um sacrifício ultimamente tal a concentração de idiotas e oportunistas que se concentram lá.

Quem sabe o "anônimo" acima começa assinando o seu post e se candidata ao papel de "opção de esquerda"... depois só falta organizar um Diretório do PSol ou do PSTU e ir à luta. Boa sorte! Ah, se não der, pode "importar" o Zé Maria - quem sabe ele assim desiste de aparelhar as organizações dos trabalhadores.
RUFUS

Anônimo disse...

Os jornais de hoje trazem notícias da terceira via campista apoiada pelos conservadores e o jornal Folha. Membros do PT já falam em alinaça e apoio a esta chapa planejada por Feijó. No jornal do Garotinho o ex-deputado diz que Arnaldo é o chefe da máfia presa pela PF e anuncia rompimento total com MOcaiber. Agora só falta o PSDB contratar, novamente, aquele Instituto de Pesquisas de uma universidade local que errou todas as previsões sobre a eleição de 2004 e o jornal Folha repercurtir todas as novas pesquisas onde o empresario Mérida aparecerá como o salvador da pátria campista. A fla anda meus caros.

Anônimo disse...

Tá na cara que o PSDB de Feijó está se prestando aos interesses do Garoto da Lapa, que já se desmancha em elogios aos FHC, SERRA, ALCKMIN, portanto, veja o que vocês estão defendendo ? pois defender esta aliança do PT com o PSDB, na visão do PSDB, é para apoiar Garotinho no 2. turno!!
Pensem, repensem bem esta aliança.

Anônimo disse...

è bom lembrar que Garotinho não é candidato a prefeito de Campos. O PMDB da cidade tem hj três pré-candidatos que são eles, Pudim, Nahim, e Roberto Henriques. Não se pode ignorar a densidade eleitoral tanto do PMDB quanto do PDT, sendo assim teríamos para ganhar a eleição apoiar um dos lados pois a vitória dificilmente sairá desses doi pólos. De um lado Arnaldo é candidato, do outro pode o Roberto ser candidato, então desade logo apoiarei o Roberto para viabilizar sua candidatura e ser o prefeito, vale ressaltar que RH não é marionete de Garotinho, já demontrou por diversas vezes, e tem o apoio de membros da sociedade civil organizada, até os "intelectuais" da cidade jáperceberam isso hoje. Apoiar terceira via hoje é fortalecer que está na máquina nessa eleição que é o Arnaldo, que é também o mal maior, e além de tudo que será o candidato do PT será o Mackhol que já deixou claro que irá apoiar no segundo turno o Arnaldo Vianna.
penso que fortalecer o nome de Rh é fundamental para resgatar a moralidade da administração pública além de ter chances claras de consagrar vitorioso.
A quem queremos enganar, temos de ter maturidade e esquecer as paixões políticas, e pensar no município, votar em RH não votar em Garotinho, é lógico que uma vitória do PMDB fortalece o Garotinho para vir a governador, mas isso não deve ser ponto principal, pois éla eleição é só daqui a 2 anos, pois como diz RH Campos é maior que nós...
Pensem nisso

Anônimo disse...

Deixando os erros de português de lado, apóio em gênero, número e grau o anônimo acima. RH é a melhor via para as eleições municipais de 2008.

Guilherme

Anônimo disse...

O quadro atual da política em Campos é por demais vergonhoso. E qual o melhor caminho a seguir. Tenho visto na rede blog um movimento indisfarçável, via chega de palhaçada,para se lançar o nome do Roberto Moraes. Excelente nome, mas como lançá-lo sem o apoio do PT. É certo que ele não passa pela aprovação do Diretório, não é pela sua qualidade. O que o desqualifica é a sua ausência à vida orgânicado Partido. E isso favoreceu, inclusive não só o fortalecimento do nome do Mackoul, como também como diminuiu qualidade da defesa interna pela não participação no Governo Mocaiber, que acabou marcando de forma negativa o PT e que ele poderia ter contribuido internamente. Nessa impossibilidade, não seria o caso de escolher o menos pior para Campos,até porque o Chega de Palhaçada esfriou muito rápido, aniquilando a produção de uma terceira via ideal para a cidade. Sabemos ainda que hoje Mocaiber e Arnaldo são a mesma pessoa e a eleição estará polarizada entre Arnaldo x Candidato do Garotinho. No meu entender, mesmo com as ponderações que porventura possam se fazer, analisando sob o aspecto da corrupção, se o candidato de PMDB for o Roberto Henrique, ele é o menos pior para Campos. A dúvida é se ele vai ser mesmo o candidato do PMDB e se os Partidos que pensam o melhor para Campos se juntarão com ele no primeiro ou no segundo turno. Esse Arnaldo é o maior mussum enlameado, banco o homem do coração, sendo ele quem deu início a essa bandalheira que Mocaiber aprendeu com ele e aperfeiçoou.

Anônimo disse...

Concordo com o que o anônimo acima disse, hoje no folha da manhã (de arnaldo), Helio Anomal deixou bem claro que quem será o candidato do PT é o Mackoul. Mackoul é um dos maiores responsáveis pela entrada do PT no desgoverno de Mocaiber, não tenho dúvidas que em um eventual segundo turno irá apoiar a chapa de Arnaldo, aliás tanto Mackoul quanto Marcelo Mérida, que hoje estão se apresentando objetivam fechar apoio a Arnaldo no segundo turno.
Seria muita inocência pensar quer eles estarão na eleição disputando a vitória no pleito, eles querem é confundir os eleitores, se dizendo uma 3º via diferente , para disputar com Roberto Henriques votos da classe média dita pensante e dos que querem mudança na política da cidade. Portanto não vou esperar o 2º turno para me desiludir, desde já apoio RH para prefeito.

Anônimo disse...

Companheiros

Considerações à parte pensemos em alguns nomes possíveis para a Terceira Via.
Ajudem-me e continuem a lista.

* Mackol
* Feijó
* Renato Barbosa
* Otávio cabral
* Roberto Moraes
* Sérgio Diniz
* Marcelo Mérida
. . .

Colaborem.

Anônimo disse...

Roberto Henriques é Garotinho, continuará a apoiar o maior verme que apareceu na política de Campos, onde prioriza única e exclusivamente os seus interesses pessoais e, uma política que deseja ESCRAVIZAR ainda mais o povo carente.
GAROTINHO NUNCA !!!
ROBERTO HENRIQUES enquanto esteve no poder prestou-se a "trabalhar" pelos interesses do verme mor.
GAROTINHO NUNCA MAIS !!!
No PT não existe candidato mais viável eleitoralmente do que Makhoul. Vocês (blogs) que não tem voto, PAREM DE PALHAÇADA !!!

Anônimo disse...

Em se consolidando o nome de RH pelo PMDB, voto nele. Trata-se de quadro que, apesar de ter estado por algum tempo no poder, continua simples, humilde, ouve as pessoas e pode sofrer uma devassa da Receita sem perder noite de sono. Os outros dois candidatos, embora bons, ainda carecem de legitimidade para enfrentar este quadro por que passa CAMPOS. A classe intelectualizada campista ganha com uma possibilidade de RH PREFEITO. O tempo vai confirmar o que digo.

Anônimo disse...

É isso ai RH dos males o menor.Se se consolidar to com ele.

Anônimo disse...

Hi every body, RH Silver não poderá ser candidato, sabem por quais motivos fofinhoss???

1) RH Silver não é o candidato do Little Boy
2) RH Silver não se filiou a tempo no PMDB, ou melhor, se filiou sim porém o Bad Little Boy segurou sua ficha de filiação e a remeteu ao Cartório eleitoral após o prazo legal.

Beijinhos de Amaro o Bicho Cão

Anônimo disse...

Amaro está enganado. Uma fonte confiável do PMDB garante que RH tem sim condições legais para se candidatar e está cotadíssimo dentro do partido. O próprio Garoto o quer candidato. Se assumir novamente a prefeitura, RH será, sem dúvidas, o candidato. E como isso provavelmente vai acontecer...

Anônimo disse...

Discordo da linguagem com pontas de ressentimento e despeito do anônimo quando se refere a Garotinho, que é hoje e será por muitos anos a maior liderança popular de Campos, escreveu seu nome na história deste municipio. É hoje o único campista vivo de projeção nacional. A partir de sua ascenção em 1989, a praxis política nunca mais foi a mesma em Campos. A Política passou a ser discutida não entre as elites em seus conchavos em decisões às portas fechadas, mas até pelo pelo rádio, nos corredores das emissoras. Nunca, a sociedade participou e foi sujeito na política como desde então.Quanto aos outros descaminhos, rompimentos, cisões, tantos anos na cena política, o desgaste é natural. Como prefeito, foi bom administrador. Sua gestão como governador (e da Rosinha) deve ser comparada com a de seus antecessores. Barra do Furado, o porto do Açu, centro de convenção, casas populares,ponte, viaduto...

Anônimo disse...

Entre a falsa terceira via e RH prefiro RH. Quando digo falsa me refiro a uma candidatura como a de Mackoul, que objetiva se candidatar apenas para favorecer o grupo de Mocaiber e Arnaldo.

As críticas que fazem a Roberto Henriques se baseam na ligação com Garotinho. Agora vejo que tem gente dizendo que ele não pode e não será candidato. Essa de que ele não pode porque não tem um ano de filiação no PMDB é mentira, RH esta apto a se candidatar, quem diz o contrário é porque esta tentando desqualificar a candidatura dele. Pelo que sei o mais provável candidato do PMDB é RH, Nelson Nahim não tem viabilidade eleitoral nenhuma pra prefeito e o PMDB sabe disso. E Pudim já é deputado federal. Se eles se apresentam como candidatos, é apenas por estratégia do PMDB.

Anônimo disse...

Difícil acreditar que RH será o candidato do PMDB. Nem ele se vendendo ao Garotinho como tendo a possibilidade de ter o apoio de parte do PSDB e de parte do PT o ex-governador lhe abrirá caminhos.

Resta saber, neste caso, se aceitará obediente a decisão do seu chefe ou poderá buscar o melhor para a cidade apostando numa saída que não seja de uma falsa 3 Via.

Aí sim, RH se credenciaria a Võos maiores. Fora disso será apenas um anônimo lhe defendendo com interesses.

Anônimo disse...

Volto a afirmar: RH será sim candidato pelo PMDB, isso é certo. É sem dúvidas o nome mais viável e favorito dentro do partido, inclusive de Garotinho. Já começa até a especulação sobre o vice. É muito provável que o vereador Édson Batista seja o escolhido. Esta seria uma chapa com perfil e alcance bem diferente que a Pudim/Claudeci de 2004 e 2006. Acho que RH e Batista conquistariam votos que dificilmente iriam para o candidato de Garotinho em outra situação (inclusive o meu). E então, o que acham?

Anônimo disse...

Fico impressionado e tb contente de ver um defensor de Garotinho se portar de maneira cordial e civilizada, enriquecendo o debate sem histerias e acusacoes teatrais. A política de Campos ganharia muito se Garotinho e seus seguidores se portassem sempre assim: como adultos maduros, e nao como garotinhos. . .

Anônimo disse...

Uma chapa PMDbista RH+Batista é boa e eu voto nela. Mas melhor ainda é uma chapa Rosinha+RH, esta seria pule de dez. Por outro lado, sinto muita angústia no titular deste blog. Pois bem, acredito que ele tem tudo para ser o vereador mais votado na classe média esclarecida ( incusive com o da minha família) podendo tornar-se Presidente do Legislativo local melhornado significativamente o debate entre os edis campistas, a grande maioria praticando o chamado clientelismo disperso ( polítca da bica dagua + ambulâncias). Caminhemos amigos.

Anônimo disse...

Anônimo, gostei dessa idéia de Roberto ser vereador e presidente da Câmara. É um dos mais sérios e competentes candidatos que temos no cenário político de Campos. Nessa parte eu estou com você e ainda arrumo mais uns votinhos.

xacal disse...

Roberto...

Mede-se a importância dos adversários pela sua capacidade em mudar de tom, de acordo com a ocasião...

Nos estertores da discussão era a desqualificação...pura e simples...

Como uma "blitzkrieg" para "preparar" o terreno para a "ocupação"

Uma bela tática de infantaria...
O problema é que os mais inteligentes estrategistad, enebriados por sucessos de outrora, esquecem de combianr com os adversários, que teimam em resitir...

Os partidários do napô da lapa adotam agora uma versão "light", mostram críticas ao chefe, uma tentativa de legitimar suas opiniões que já tem dono: o próprio chefe...!

Utilizam o RH como "bucha de canhão" para estabelecer uma "cabeça de ponte"...

Sequer acreditam em rh como viável, em muito menos na apregoada autonomia política frente ao desígnios do napoleão da lapa...

Os ataques diversionistas, agora com sotaque da diplomacia, tentam pautar um debate que não é deles...

Todos iguais...folha, diário, arnaldo, mocaiber e garotinho...

Comabatê-los é fácil...agem todos da mesma forma...são o mesmo tipo de doença, basta o mesmo remédio...a terceira via...

Mas se acalmem meninas, terceira via não tem versão supositório...

xacal disse...

Garotinho é o peter pan da política...nunca crescerá...

Brincou de polícia e ladrão no Governo dos Estado...

Fez "beicinho" e birra para comer com greve de fome...

Teve uma boneca governadora controle remoto...

Agora quer um boneco rh falcon de marionete e uma boneca prefeita de controle remoto...

Insitiu tanto em "pudim" que a cidade teve uma diarréia eleitoral...!

Campos dos G.. a terra do nunca...!

Anônimo disse...

Desconstruindo a falsa 3º via

Há algum tempo leio post e comentários em blogs, notas, matérias e entrevistas em jornais da cidade, que falavam da tal 3º via, inicialmente a idéia chega de forma simpática, mas hoje percebo que esta terceira via poderá ser usada apenas para fortalecer o grupo Arnaldo/Mocaiber. Essa terceira via para a maioria dos seus defensores deveria surgir através de uma aliança PT/PSDB ou o PT sozinho.
O interesse nessa candidatura é legítimo e bom para a cidade, que poderia dispor de uma opção fora da polarização PDT x PMDB, contudo para se falar em 3º via temos antes que considerar a conjuntura atual do PT e do PSDB, sem fazer essa consideração temos apenas uma utopia, um desejo de mudança interno que não consegue se transpor a realidade. O PT de Campos poderia sim lançar um candidato compatível com essa idéia de mudança, teríamos por exemplo o professor Roberto Moraes como já citado em outros comentários, contudo não é essa postura que o PT esta apresentando a sociedade.


Hoje em entrevista publicada em jornal local, a vice-presidente do PT disse que o PT poderia se aliar ao PSDB, mas teria que ser cabeça de chapa ou poderia apoiar o PDT justificou o apoio ao PDT pelo simplório fato do PDT pertencer a base de apoio do governo Lula. Se a linha de raciocínio dela não fosse leviana o PT poderia se aliar ao PMDB e não poderia fazer o mesmo com o PSDB que é oposição. Outro dia Helio Anomal deixou bem claro em entrevista ao folha da manhã que o candidato do PT é Mackoul, desde quando Mackoul representaria a terceira via? Mackoul foi um dos maiores responsáveis pela entrada do PT no desgoverno Mocaiber, aliais Mocaiber mesmo disse em artigo ao folha da manhã que Mackoul o teria chamado de melhor secretario de saúde que campos já teve, ora se o PT esta entre candidato próprio e apoiar o PDT de Arnaldo, se vários integrantes do PT estavam tão próximos de Mocaiber, é obvio que em um eventual segundo turno o PT deverá apoiar Arnaldo. E como um segundo turno entre PMDB e PDT, é provável se repetindo o que ocorreu nos últimos pleitos, a candidatura de Mackoul nada mais é do que a ramificação da 1º via, inexistindo portanto uma 3ºvia. Vejo que quem esta sendo transformado em bucha de canhão são os que falavam tanto nessa 3º via, hoje essa idéia da terceira via parece esta sendo utilizada como capa, encobrindo interesses dos mais inescrupulosos.

xacal disse...

Alguns comentaristas querem fazer acreditar que o ambiente no pmdb comporta discensos, e clamam rh como uma alternativa "descolada" do napô...

no enanto, quando se trata de outros partidos esse olhar arguto, que enxerga nunaces e distinções polítcas desaparece...e tudo se tranforma em uma análise simplista e simplória, que reduz os partidos políticos diferentes do pmdb a instâncias monolíticas, onde está ausente o debate e a luta pela hegemonia...

utilizam uma tática conhecida da inversão...

todos sabem que não há debate político que sobreviva ao convívio do napô...não há, nunca houve e talvez nunca haverá...!

já o pt tem graves equívocos, muitas decisões equivocadas forma legitimadas pelo "rolo compressor" da maioria, reprodução recente do centralismo democrático de Lênin...

mas se há um ambiente político onde é possível reverter espectativas consolidadas, esse ambiente sempre foi o pt...

isso nenhum analista de bom senso, e não de senso comum, pode negar...!

tanto é verdade que a terceira via teve eco na minoria petista, que a consolidou como movimento político...

em tempo, onde está o debate no pmdb além das digressões do napô e seus repetidores replicantes...?

enquanto pt e psdb expõem suas vísceras na construção da luta política, o pmdb bate cabeça unido pela unanimidade burra garotista...

Anônimo disse...

Xacal, vá a m*#!& Não importa o conteúdo ou tom dos comentários feitos por qualquer um que ouse não demonizar Garotinho (não precisa defender, dizer que vai votar candidato dele, etc), você sempre vem com o papinho de que é ignorância política, obediência cega ao chefe, ou qualquer coisa que o valha! Ou seja, você não leva em consideração um comentário que não bata em Garotinho!

Anônimo disse...

Correções: "...votar no candidato dele..." e "...obediência cega ao "chefe"..." (com aspas, por favor)

xacal disse...

não adianta...a pose não resiste muito tempo...

dá-lhe corja da lapa...!

não são os camisas pretas do Duce, são os tarja preta do napô...

ui, que meda....