sábado, maio 17, 2008

O quadro atual da política em Campos

No PMDB, Roberto Henriques acha que é a única via para o partido voltar ao comando da prefeitura. Garotinho procura alternativa, diferente desta, antes de ceder a esta possibilidade que ficaria ampliada, com um possível retorno de RH ao cargo de prefeito. Fora daí, se ganha tempo com a pré-candidatura que não empolga de Nahim, enquanto alguns esperam, mais uma vez, convencer Rosinha a aceitar a empreitada. No PDT, Arnaldo Vianna quando fala para fora, ele continua dizendo que é candidato, mas começa a pensar num nome para apoiar, caso desista da disputa, diante dos riscos legais. Convidou dezenas de pessoas para ser seu vice. O mais novo a acreditar nisso é Sérgio Mendes. Há ainda aqueles que acreditam que o projeto Cara Nova poderia ser o embrião de uma alternativa que o ex-prefeito poderia usar caso desista de ser candidato. Na chamada Terceira Via, caso haja insistência em trabalhar um nome e não uma frente, a possibilidade de crescer será nula com a repetição do que houve em 2004. Mesmo com a exigüidade do tempo, só a constituição de uma frente, que já se desenha, teria chances de fazer o enfrentamento à falsa polarização que tenta se manter na política local. Esta Frente de 3ª Via poderia com um debate aberto e franco, constituir um programa mínimo de princípios de gestão e de governo com a defesa da mudança de métodos. Se este movimento se viabilizar sem insistência de nome para começar, ele seria finalizado com a escolha de um perfil e por derradeiro de um nome que fosse o mais adequado para representá-la no processo eleitoral de outubro. Ou isto, que se constituiria no novo ansiado por segmentos cada vez mais amplos de nossa comunidade, ou a repetição de 2004, com nomes correndo para decidir quem apoiar no segundo turno. Pelo calendário eleitoral que é inflexível, há menos de um mês, para que o quadro se defina. Verdade que algumas surpresas, julgamentos e operações poderão interferir diretamente neste jogo. Isto leva os mais experientes e prudentes esperarem um pouco mais. Infelizmente, a insegurança da situação política e o costume de basear estas decisões em conchavos de bastidores acabam deixando para o último plano, o debate sobre idéias e programas para melhorar a gestão de nosso município. Enfim, esta é a sincera opinião que o blog abre para o debate neste espaço.

9 comentários:

Anônimo disse...

Uma terceira via de verdade só se fosse Roberto Moraes e Andral Nunes Tavares Filho.

Aí Campos iria "andar" para frente.

Anônimo disse...

Caro Amigo, nao se esqueça, para ser eleito é preciso ter votos. Os dois (Roberto e Andral) tem competência mas nao tem votos e nem dinheiro para campanha. Só milagre para serem eleitos com este povo que temos em Campos.
Roberto Henriques, que vai brigar com Garotinho após eleito, pode ser uma alternativa interessante.

Anônimo disse...

Existe um certo caminho, uma liturgia, para quem quer ser candidato com viabilidade na atual poliarquia brasileira. Primeiro de tudo, tem que ter maioria no partido onde milita. Segundo tem que ter alguma inserção popular, ou acesso à mídia local/regional. Em terceiro lugar precisa, acima de tudo, ter tempo de televisão no pleito de outubro. Quarto o financiamento de campanha para sua chapa majoritária e seus candidatos a vereança. Eu teria outros fatôres, mas vou ficar por aquí. Portanto, quem senta na cadeira de prefeito tem que ter boa relação com a máquina partidária, para começo de conversa. Nosso município ainda carece de massa crítica suficiente para propor uma candidatura verdadeiramente de esquerda. Nosso povão é conduzido pelo estado excessão ( sábias palavras do sociólogo Chico de Oliveira), via administração política da pobreza ( 0 bolsa família está para o Lulismo, como o cheque cidadão para o Garotismo), nosso Legislativo é clientelista, na excelente definição do professor Wanderlei Guilherme dos Santos, nossos meios de comunicação vivem da captura do fundo público, o Orçamento municipal movimenta cerca de um terço da economia da cidade e os empresários, não são empreendedores de fato, mas verdadeiros senhores de engenho, que pouco respeitam, a lesgislação trabalhista.O culto à personalidade é a tônica em um modelo como o que presenciamos. A saída para isso tudo, passa por fortalecer, em primeiro lugar, o preenchimento das vagas do Legislativo - responsável direto pela fiscalização das contas do Executivo. Aí venho com a minha sugestão do fortalecimento do nome do titular deste blog para ser um dos puxadores de legenda de seu partido no próximo pleito. Como procurei demonstrar é uma longa caminhada. Mas toda corrida longa começa com os primeiros passos. Caminhemos, sem nos angustiar demais com o quadro geral que é grave, mas pode mudar aos poucos.

Anônimo disse...

Por que não fizeram isso lá em 2004? Naquela ocasião foram para o lado do Feijó. Ah, entendi, só porque o nome não era o de Roberto Moraes. O único senão que poderia diminuir o crescimento eleitoral do Mackoul seria a participação no
Governo Mocaiber. Mas será que ele realmente teve prejuizo com essa participação (não diretamente, porque nem cargos ele ocupou). Não dá para se basear em uma pesquisa virtual, com um universo diminuto, quase restrito, onde aponta o nome do Roberto em preferência disparada para se aferir preferência eleitoral. O ideal é fazer uma pesquisa que inclua inclusive a possibilidade do surgimento de outro nome dentro do PT e, a partir daí, sim todos, incluindo aliados, sem vaidade e em nome de uma Campos diferente, caminharem juntos. Afora isso é discutir quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha.

Anônimo disse...

Alô blogueiros, o jornal Folha de São Paulo traz hoje uma extensa matéria no seu caderno de economia sobre o novo eldorado do interior paulista - Ribeirão Preto. Esta nova afluência é fruto da agroindústria ( que nós em Campos sucateamos) baseada no etanol. Uma boa dica para os planejadores do IPUCAM não perderem de vista e deixar passar esta nova janela de oportunidades, caso contrário vão perder o bonde da história de aproveitarem a vantagem relativa da energia oriunda da biomassa, que nossa região tem tradição em produzir. O modelo de lá pode ser aperfeiçoado para gerar mais prosperidade e menos exclusão. Boa leitura.

Anônimo disse...

Eu acho que se o PT possui algum projeto de gestao eficiente para Campos, assim como o PSDB, deveria ingressar na campanha caminhando em conjunto com o PMDB.

Prosperou na cidade um movimento anti-Garotinho, patrocinado pelo ex-prefeito Arnaldo Viana, que utilizou da maquina municipal, onde possui total influencia ainda nos dias de hoje, visto que ate os celulares de seus assessores eram pagos pelos contribuintes campistas, utilizando do jornal Folha da Manha, que caminha apenas com verbas publicas. Os grandes funcionarios do jornal encontram-se na folha de pagamento da prefeitura, seja por DAS ou prestacao de servico, ou seja, o governo paga a essas pessoas para que em suas colunas e artigos elas falem bem dele. As vultuosas quantias de MARKETING da Prefeitura de Campos, servem para contribuir com que os donos da empresa, fiquem cada dia mais ricos.

A Folha da Manha, efetivamente, contribuiu em que para o desenvolvimento de Campos?

Se Garotinho tornou-se o culpado por ter deixado a administracao da cidade nas maos de Arnaldo, a Folha torna-se culpada pois apoiou Garotinho quando este candidatou-se, pela primeira vez a Prefeito de Campos. A Folha possui o direito de errar, Garotinho nao!

Vamos parar de demagogia! Enquando a Folha da Manha patrocina, numa tentativa de amedrontar o fraco Prefeito Alexandre Mocaiber, o debate de em que via Campos deve andar, a conta bancaria de seus diretores caminha abarrotada e o povo continua sofrendo! Torna-se mais uma tentativa de desviar o foco do debate e dividir a cidade!

Dr. Arnaldo influenciou a divisao dos votos exterminando as liderancas politicas individuais municipais. Numa tentativa frustrada lancou a pseudo ex-esposa, mentora intelectual de todas as acoes do marido, candidata a Deputada Estadual, fracassando, em virtude da grande falta de popularidade, fato que possivelmente tambem influenciou a separacao! Arnaldo sabia que, alem da corrupcao, Ilsan tornou-se o Telhado de Vidro de seu governo! Qualquer grao de areia que bate ali quebra!

De forma isenta, sem analise emocional, a unica via que existe hoje para mudar o quadro politico no Municipio seria uma alinca PRO CAMPOS. Enganam-se os que pensam que Garotinho encontra-se morto e enterrado. Pela frustrante administracao de Sergio Cabral, hoje Garotinho elegeria-se facil novamente Governador. Deixando de fora a Zona Sul carioca, em qualquer lugar que passa Garotinho virou unanimidade no Rio de Janeiro. Elegeu Prefeitos em quase todas as cidades do estado, dispostos a apoia-lo novamente. Prova disso foi sua eleicao para Presidente do PMDB estadual, quando o candidato de Sergio Cabral teve apenas 3 votos. Dessa forma, a intencao do atual governador de tentar suprimir a lideranca do ex-governador fracassou em partes, visto que, num movimento caracteristico de sua persolalidade, de bastidor e conchavo politico, Sergio Cabral batalhou para deixar Garotinho de fora da executiva nacional do PMDB, quando iniciou frontalmente a briga com os ex governadores.

Aproveitando esse cenario, Arnaldo e seu fantoche Mocaiber juntaram-se a Sergio Cabral para derrubar Garotinho, passando por cima dos interesses Campistas.

Nesse sentido, afirmo que acontece em Campos um movimento com insteresses obscuros, movidos pelo dinheiro e pelo poder, onde o alvo principal e o ex governador Garotinho. Isso atrapalha a cidade! O que podemos esperar? Que Garotinho se renda? Todos conhecemos a sua personalidade e sabemos que isso nunca vai acontecer!

A cruzada de Garotinho nunca vai acabar! Se daqui a 50 anos ele ainda estiver vivo e nao conseguir, nesse periodo, eleger o Prefeito de Campos vai continuar tentando! Quando afirmou que em Campos elegeria ate um poste Garotinho estava certo! Mais certo ainda torna-se a afirmativa que hoje quem elege um poste em Campos chama-se Arnaldo Viana! Percebe-se claramente a divisao de um mesmo grupo politico que detem a forca popular do municipio em suas maos, pelo amor e pelo dinheiro, coisa que os dois grupos possui.

Dessa forma, eu apostaria numa alianca, como ja afirmei, POR CAMPOS, pressionar Garotinho para ao inves de lancar sua esposa candidata lancar Roberto Henriques, que mostrou-se, ao contrario do que todos imaginavam, competente e sensato! Ele seria capaz de governar um consenso a fim de desenvolver o municipio, entregando o governo a novas liderancas capazes de inovar a administracao e nao a fantasmas perambulantes que exercem o mesmo cargo a mais de 10 anos. Quadros politicos bons devem ser aproveitados, porem renovacao e necessaria para dar uma CARA NOVA de verdade ao municipio, num trocadilho com o projeto do prefeito Mocaiber, que deveria se chamar MASCARA VELHA.

Antigos conceitos mudaram, existe uma nova forma de administrar! Enquanto um prestador de servico chegava, no governo Mocaiber, a ganhar de salario mais de R$ 3.000,00 um subsecretario tinha a mesma quantia, liquida em seu contracheque. Ou seja, o que atrai uma pessoa a tornar-se comprometida com o Governo que mantem um salario desse nivel para os cargos de confianca? Obviamente a pratica de crime contra o patrimonio! Assumir a responsabilidade de ser uma autoridade municipal, exercendo um cargo de confianca no governo, trazendo para si responsabilidades inerentes ao cargo que ocupa, com esse salario e contribuir para a roubalheira! Ou seja, o proprio sistema da administracao municipal faz com que seus cargos de confianca metam a mao no dinheiro publico!

Fatos que podem ajudar no entendimento e serem colocados em debate!

Um abraco a todos!

Anônimo disse...

O comentário anterior está cheio de verdades. Ou seja, a questão da eleição de Campos passa, também e principalmente pela questão estadual e federal e o Garotinho é a figura chave que vai influir decisivamente na próxima eleição de governador no Estado do Rio. Segundo a revista Carta Capital desta semana Garotinho está com um pé no PSDB e vai ser um trunfo importante da campanha presidencial do governador de São Paulo José Serra. Quem viver verá.

xacal disse...

geraldo alckimin que o diga...

Anônimo disse...

O comentario dos amigos contribuem para engrandecer o debate!

A grande pergunta que tem que se fazer agora e a seguinte: seriam as forcas politicas de Campos, capazes de deixar de lado a influencia, tanto da nacional como da executiva estadual de seus partidos, leia-se principalmente PT? Deixar de lado a vaidade pessoal a pensarem um pouco no municipio? Eu pessoalmente nao sou muito chegado ao Partido dos Trabalhadores, olho meio que de lado para as suas liderancas. Pensando como politico creio que estamos chegando a metade do segundo mandato do Presidente Lula. Do jeito que as coisas andam sera dificel Lula fazer seu sucessor! Apesar de sua popularidade, a de seus companheiros nao e nada boa! Sendo assim, a ultima chance que o PT de Campos possui de acertar e essa!

Unidos, PMDB, PSDB e PT formariam uma bela frente para mudar a cidade!

Sem mudar o foco do debate, o que sempre se pretende pela midia interessada em se manter na boquinha!

O fato e que Arnaldo e o culpado pelo municipio de Campos encontrar-se nessa situacao. Ele elegeu Campista que foi cassado! Ele elegeu Mocaiber que foi afastado e retornou ao cargo, porem espera-se que ele deixe o governo Municipal de uma vez por todas, assim como seu criador, que nao possui condicao moral e etica nenhuma de sequer pleitear ser Prefeito novamente!

Deixem de ser fantoches das liderancas estaduais e federais! Entendam que Garotinho nao possui mais o DIREITO DE ERRAR! Vacilando mais uma vez com a Cidade de Campos ficara desacreditado por todos e seria bom que ele nem voltasse aqui!

Volto a afirmar! Arnaldo e sua furia ganancista e o culpado, junto com a mentora intelectual de sua vida, a pseudo ex esposa Ilsan Viana, por estarmos vivendo essa situacao e nao Garotinho! A unica culpa do Garotinho foi ter indicado Arnaldo para ser prefeito! Creio que ele tenha aprendido a licao!

Debate encerrado torna-se evidente que PT esta sendo utilizado como massa de manobra para atender os interesses nacionais de sua executiva! e o Sergio Cabral investira forte para que Arnaldo possa eleger seu sucessor a fim de se manter por mais quatro anos a frente do Governo do Estado!

Essas sao as forcas que devem ser combatidas e nao Garotinho!