sábado, maio 31, 2008

“É mais em cima”

Garotinho falando do Rio de Janeiro, por telefone, em seu programa que ainda acontece na rádio Diário FM aqui em Campos: “os que o estão me perseguindo e armaram tudo isso contra mim não é Arnaldo Vianna e nem o Alexandre Mocaiber é mais lá encima. Eu estou juntando provas e logo vou dizer e mostrar quem está fazendo isso contra mim”. Atualizado às 11:16: Garotinho segue no programa se colocando como vítima com voz baixa e fala pausada agradecendo os apoios de ouvintes que ligam para o programa. E pelo menos por mais duas vezes repetiu: “Eu tenho que registrar a bem da verdade. Neste caso contra mim, eles (Arnaldo Vianna e Alexandre Mocaiber) não estão envolvidos. Isto é de uma esfera mais acima”. “É gente grande que tem interesse em confundir o povo. É bom para ver até que ponto determinada pessoas são capazes de agir para manter os seus interesses”. Atualizado às 11:44: Garotinho colocou no ar um áudio com a fala do procurador do MPF falando sobre Garotinho:Ele não foi denunciado por corrupção e nem por descaminhos. Ele foi denunciado por formação de quadrilha”. O Garotinho ridicularizando a opinião do Procurador Maurício da Rocha disse: “Eu agora virei guerrilheiro”. Atualizado às 12:20: Garotinho fecha sua participação no programa insinuando que a pista para saber quem tem interesse em perseguição a ele, está numa nota publicada hoje, na coluna Informe JB do Jornal do Brasil escrita pelo jornalista Leandro Mazzini: "Pegou pesado" "Gente da política, até adversários do ex-governador do Rio Anthony Garotinho, diz que o Ministério Público pegou pesado na acusação de "formação de quadrilha armada" contra ele". "Dedo político" "O curioso da história: a acusação do MP e a operação da Polícia Federal saem a poucas semanas da decisão sobre a chapa PT-PMDB para a prefeitura no Rio, hoje mais para cair do que para ser lançada. Garotinho, presidente estadual do PMDB, tem força e delegados para derrubar a aliança, na caneta ou numa convenção". PS.: Um detalhe não explica as justificativas do Garotinho. A Polícia Federal opera nestas investigações com demandas do MPF que é quem fez as denúncias e o mandado de busca e apreensão só e realizado por ela por ordem judicial. Sendo assim, a justificativa de esquema político nestas investigações colocam em questionamento a participação do juízo federal. Sendo assim, seria interessante saber de qual juiz é esta decisão. Atualizado às 18:56: Título de "É mais "encima" para "Em cima" a partir do comentário do Igor. Na verdade fiquem em dúvida por causa de embaixo que é junto e o processador de texto do windos "word" não corrigiu a palavra, porque exite o verbo encimar que é colocar em cima de. Valeu Igor. Blogs e seus comentários valem como cultura geral e aperfeiçoamento do uso da nossa língua.

3 comentários:

Anônimo disse...

O populismo que veio de Campos para o Palácio Guanabara

Publicada em 30/05/2008 às 00h14m
O Globo


RIO - A primeira polêmica do controvertido período Garotinho no estado surgiu logo no processo eleitoral, em 1998. A aliança com o PT, que deu o tempo de TV e a estrutura necessários para a vitória do ex-governador Anthony Garotinho na disputa estadual, foi arrancada a fórceps. José Dirceu, que presidia o partido, chegou a intervir no diretório estadual para garantir a aliança com o PDT de Garotinho, sob protestos de petistas ligados à esquerda do partido.

Em 2000, rompeu com o PT e com Brizola. E começou a atravessar uma maré de denúncias - que marcaram sua gestão e a da mulher, Rosinha Garotinho, sua sucessora.

Ex-governador passou por quatro grandes partidos

Se não criou, Garotinho percorreu e movimentou quatro grandes legendas: PT, PDT, PSB e PMDB. As passagens pelo PDT e pelo PSB foram repletas de turbulências, assim como o desfecho das alianças eleitorais. Garotinho rompeu com Leonel Brizola, ao deixar o PDT, rumo ao PSB. Enquanto isso, a turma de Campos inaugurava a temporada de denúncias no governo: depois de pouco mais de um ano no cargo, alguns assessores foram envolvidos em denúncias de corrupção. A maioria pediu demissão, por orientação do então governador.

Nos primeiros dias da gestão Rosinha Garotinho, eleita no primeiro turno, um novo escândalo: o envolvimento de um de seus colaboradores em esquema de extorsão, remessa ilegal e lavagem de dinheiro, conhecido como Propinoduto. Há apenas nove dias no governo, ela decidiu exonerar Rodrigo Silveirinha, pivô do escândalo, da presidência do Conselho de Desenvolvimento Industrial do Estado, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

O governo Rosinha também foi chamuscado com a denúncia de um suposto envolvimento com o esquema de corrupção que derrubou Waldomiro Diniz, então assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu. Ex-presidente da Loterj Waldomiro, em conversa gravada com o empresário Carlinhos Cachoeira, que seria bicheiro, acertava contribuições mensais de R$ 150 mil para Benedita da Silva (PT) e Rosinha Garotinho, ambas candidatas à época ao governo do Rio. As duas negaram o envolvimento.

TRE condena casal Garotinho por abuso de poder político

Mergulhados nas eleições municipais de Campos, em 2004, Garotinho e Rosinha foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral. O programa Cheque Cidadão, distribuído pelo estado, foi usado como moeda de troca na cidade, por aliados do casal, que apoiava Geraldo Pudim (PMDB). Nas últimas eleições, com o apoio de Garotinho, Pudim foi eleito deputado federal.

A participação do casal na campanha foi novamente alvo da Justiça Eleitoral. Rosinha e Garotinho foram declarados inelegíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por abuso de poder político, mas a decisão só poderá ser aplicada depois de julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Sempre de olho na repercussão de suas medidas administrativas, o governo Rosinha, com Garotinho de braço direito, chegou a empenhar, em um ano, R$ 100 milhões em campanhas publicitárias. Uma delas, no último ano de gestão, tentava imprimir ao governo a marca de ter realizado dez mil obras. A campanha informava que entre os governos de Garotinho (1999-2002) e Rosinha (2003-2006), o governo estadual tinha concluído este número de obras.

Reportagem publicada pelo GLOBO mostrou que muitas dessas obras jamais tinham sido concluídas ou sequer iniciadas. Algumas das ações contabilizadas eram pequenos reparos de manutenção em tubulações realizados pela Cedae em favelas. O Ministério Público abriu procedimento para investigar o caso e a campanha publicitária foi retirada.

No episódio mais dramático de sua passagem pelo poder estadual, Garotinho ficou 12 dias em greve de fome, em 2006, para protestar contra série de reportagens que mostravam a ligação entre empresas doadoras de sua campanha eleitoral à Presidência da República e ONGs que prestavam serviços ao governo Rosinha.

Greve de fome para protestar contra série de reportagens

Alvo das reportagens, iniciadas pelo GLOBO, o ex-governador se disse vítima de uma campanha dos grandes meios de comunicação e expôs diariamente seu protesto. Dormia na sede do PMDB, no Centro do Rio e chegou a ser internado, com desidratação. O partido, já dividido antes das denúncias, não deu legenda ao ex-governador. As empresas doadoras tinham sócios em comum com as ONGs contratadas pela Fundação Escola de Serviço Público (Fesp), do governo estadual.

Políticos com origem no interior do estado, Garotinho e Rosinha estavam até ontem eternizados em um banco de praça em São Fidélis, no Norte Fluminense. Por decisão judicial, com base na lei que impede homenagem com recursos públicos a pessoas vivas, as estátuas, lá desde dezembro de 2006, foram retiradas no mesmo dia em que foi anunciada a denúncia contra o ex-governador.

Igor disse...

Roberto, há um erro ortográfico no título.

Diz-se "em cima", separado. "Encima" não existe.

Roberto Moraes disse...

Obrigado Igor,

Coloquei como PS. a observação da correção.

Abs,