sábado, abril 03, 2010

Ainda sobre a Barca da Ciência em SJB

Do sempre atuante e combativo, André Pinto, em comentário, na nota abaixo do blog sobre a Barca da Ciência motivo de reportagem da Globo News: "Professor Roberto Moraes, Este projeto, sob a coordenação da minha colega de trabalho, Izabel Gregório, é um dos melhores projetos-modelo que São João Da Barra vem desenvolvendo em busca da sustentabilidade, face à corrida de seu desenvolvimento acelerado com a vinda de novos empreendedores no território sanjoanense. O Projeto-piloto, desenvolvido pelo competente Ex-Secretário de Meio Ambiente, Plínio Berto, acabou por render ótimos frutos e está aí a sua comprovação. Sucesso total. O Próprio CEIVAP tem elogiado muito estas iniciativas feitas pelo município foz - São João da Barra, sob a gestão da Prefeita Carla Machado. O Nosso rio, que é muito maltratado pelos dejetos provenientes dos municípios à montante e por receber poluições advindas de indústrias químicas diversas que estão instaladas às margens do velho Paraíbão, merece um projeto como este, que visa trazer a história, discutir o meio ambiente (pontos positivos e negativos) e trazer a contemplação da natureza em um excelente passeio de escuna pela foz e pelas ilhas fluviais que ainda restam. Tem no projeto a sua importância devida. Inspirados no sucesso da "Barca da Ciência",aproveitando o equipamento turístico - Escuna - membros do Núcleo de Educação Ambiental da SEMASP, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, lançaram no dia 22/03- dia Municipal do Rio Paraíba do Sul (Lei municipal n. 001/2005) e Dia Mundial das Águas, o Projeto "Caminhos Científicos do Delta do Paraíba do Sul" que já recebeu elogios da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária - ABES,por tratar o Paraíba de forma consciente, levando alunos da rede pública municipal de ensino a terem uma aula ao ar livre, plantarem mata ciliar e ainda coletarem amostragens de águas de diversos pontos do mesmo para análise posterior, em kit próprio. Além disso, o projeto "Caminhos Científicos do Delta do Paraíba" visa a demarcar, com placas turísticas, a presença de ilustres estudiosos que passaram pelo Paraíba do Sul no Século XIX, a exemplo de Saint-Hilçaire e Príncipe Maximiliano de Wied Newvied, bem como D. Pedro II, este último tendo saboreado uma porção de araçá-coroa nas margens do mesmo. Ambos os projetos, são diferenciais para uma educação ambiental eficaz e foram elogiados pelo representante da ONU - HABITTAT,Sr. Nicolas You, que esteve em São João da Barra, nesta semana que passou e conheceu de perto o projeto "Barca da Ciência". Parabéns São João da Barra Outros sub-projetos virão dentro destes aqui apresentados! Abraços Andre Pinto."

2 comentários:

Francisco disse...

Todavia as praias estão enfestadas de mosquito e não se ve ninguém trabalhando nisso, carro fumacê nem pensar. Eu mesmo levei para Campos alguns mosquitos mortos para poder identificar no CCZ de Campos, pois aqui este orgão é para inglês ver, porém existe e as pessoas vindo de Campos recebem muito bem para ficar pouco aqui, tanto há diretora quanto os seus parentes.

Francisco disse...

Roberto, o que venho falando a tempo e ninguém da prefeitura de São João da Barra toma alguma providência, está sendo confirmado conforme comentário abaixo na coluna Vento Nordeste:

Dengue
Por noronha, em 06-04-2010 - 8h00
Embora as estatísticas da secretaria de Saúde de São João da Barra não apontem casos de dengue no município este ano, 23 pessoas teriam sido tratadas em Campos, vítimas da doença na cidade vizinha. Este número representa a maior fatia de casos importados, de um total de 243 doentes confirmados em Campos.
A informação foi dada ontem pelo diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Sales, em entrevista ao Programa Folha no Ar, da Plena TV, do Grupo Folha.
De acordo com Sales, os dados são com base em fichas preenchidas por pacientes durante a internação.
Ele adiantou que contatou a secretaria municipal de Saúde, e repassou o endereço das pessoas atendidas.