sexta-feira, julho 30, 2010

Veja como age a "grande imprensa"

Primeiro veja ao lado a manchete da edição desta sexta-feira: Agora veja como um colaborador do blog do jornalista Luiz Nassif, Roberto Takata, analisou a informação:
Folha: como contar mentira dizendo só a verdade" Enviado por luisnassif, sex, 30/07/2010 - 08:45 Por Roberto Takata
"Sabe o mote dos anos 1980 da Folha: É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade? Pois, então, a Folha acaba de cometer uma mentira dessas.
Diz a manchete: "Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais". Pensará o leitor: nossa! estão morrendo mais bebês recém-nascidos! Não. Aí está o engodo. A mortalidade infantil neonatal *caiu* em termos absolutos. Eram cerca de 20 mortes por mil nascidos em 1996 e passou pra cerca de 15 mortes por mil nascidos vivos em 2004. (Queda de 25% em 8 anos.)
Qual é o truque? O truque é que a mortalidade infantil pós-neonatal caiu de modo mais acentuado. Foi de 14 mortes por mil em 1996 para 7,7 mortes por mil em 2004. (Queda de 45% em 8 anos.)
Assim, claro que proporcionalmente a mortalidade neonatal aumentou em relação à mortalidade infantil geral.
Certamente são ainda números altos, mas esse alarmismo não tem nenhum fundamento técnico. Seria mais sensato dizer que apesar da queda ainda estamos longe do nível civilizatório - na casa de 5 mortes por mil.”

2 comentários:

Maxsuel Barros Monteiro disse...

Caro Roberto Moraes.

Primeiramente parabéns pela independência de seu blog. Noticia sem segundas intenções.

Quanto à manipulação ou deturpação de informações são comuns à imprensa de modo geral.

Aquela que é isenta, sucumbe como ocorreu em nossa cidade com o jornal impresso Monitor Campista.


O que se vê diariamente são mentiras ou meias verdades, que são a mesma coisa.

Se a notícia é favorável a amigos publica-se se é contrária, abafa-se. Ao reverso se a notícia é contrária a desafetos dá-se ampla divilgação, mas se o é a amigos apenas uma notinha escondida num canto escondido é publicada.

A salvação são os blogs, que também tem uma parcela favorável ou contrária a determinados segmentos mas manifestam-se na primeira pessoa, podendo assim ser parciais.
Sds.

Maxsuel

Anônimo disse...

A verdade é que LULA fez o melhor governo que o Brasil já teve, em todos os sentidos, apesar de herdar de FHC um país destroçado, privatizado e totalmente desorganizado. Basta conferir os índices de 2002 e de agora.
O povo não se deixa mais enganar!
Não adianta manipularem pesquisas a favor de Serra e nem deturparem índices etc.