domingo, julho 25, 2010

Veríssimo e Zuenir sobre Lula e a grande imprensa

No capítulo sobre política no livro "Conversas sobre o tempo" da Editora Agir: Luiz Fernando Veríssimo: "O Fernando Henrique governou com uma imprensa mais ou menos tolerante Não tão fiscalizadora, e não tão contrária como esta é ao Lula. A grande imprensa..." "Acho que há, por parte da grande imprensa brasileira, uma, vamos dizer assim, pretensão de que o Lula se ferre. Porque o sucesso do governo Lula pode ser o preâmbulo de uma outra candidatura popular, outra candidatura mais à esquerda do que a do Lula, mais competente até do que a do Lula. Então eu acho que há uma estratégia do conservadorismo brasileiro, alimentada pelo pessoal da imprensa, de foder com o Lula." Zuenir Ventura: "Houve realmente uma aceitação grande no primeiro mandato do Lula, uma lua de mel com a imprensa, e ela acabou. Acho que hoje existe preconceito de classe em relação ao Lula. Não sei se isso se transforma numa estratégia contra ele, contra o governo dele. Mas que há um preconceito, há. Existe um preconceito de classe média de maneira geral e da elite. "Ah, Lula fala errado, Lula não tem bons modos." Isto é realmente visível. Mas se isso se transforma real,mente numa estratégia..." Veríssimo: "Talvez não seja estratégia, não. Muitas vezes é até inconsciente. Não é pensado." Zuenir: "É uma má vontade. Na medida em que vai crescendo a popularidade dele, e hoje ele tem popularidade indiscutível, ela passou a ser negada. "Ah, isso aí é por causa do pessoal do Bolsa Família. Isso é fogo de palha, ah, são os analfabetos." Quer dizer tentou-se desqualificar de todas as maneiras a popularidade. E agora tem que se admitir que ela existe."

10 comentários:

Rudy Klug disse...

E por quê você não fala da ligação do PT com as FARC? Explica isso, ou vai ficar como a petralhada fugindo do assunto e falando que os que acusam são os culpados? Desmentir ninguém desmentiu, só mandaram o Indio desmentir e falaram que é um absurdo.

Mas para os militantes como você isso não tem problema, todos os meios são lícitos para promover o PT e o socialismo. Ou como diria Stalin: "Não tem como fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos".

Pusilânimes e Sacripantas!

Claudio Kezen disse...

Na minha opinião, o preconceito e a má vontade da grande imprensa com o Lula é caso pensado.

Até eu, que não sou exatamente o maior fã do Lula percebo claramente o óbvio.

É um pouco aquela coisa do "quem esse operário pensa que é?" típica de setores conservadores e oligárquicos.

Agora, que a Dilma do Lula parece o Dunda do Ricardo teixeira, isso parece: se der certo, eu ganhei! Se der xabú, ela perdeu...

Anônimo disse...

Roberto,
Está faltando você no movimento Pró-Campos!
Porque você ainda não se manifestou sobre o assunto? É uma grande iniciativa de vários cidadãos e vários partidos da cidade e nem você e nem seu blog ainda falaram sobre o assunto. Sou leitor do blog e estou aguardando alguma postagem sua sobre este movimento que pretende uma cidade melhor. Sou também seu admirador e como estou entusiasmado com este movimento torço para que você também faça parte dele.
Abraço. Filipi Santos.

Roberto Torres disse...

Seu Rudy,

Os que acusam devem provar o que dizem, só isso. O PT já desmentiu isso n vezes, e isso é a base para os processos criminais e eleitorais movidos contra o site do PSDB.

Quem mente ou reproduz mentiras é quem acusa sem provar.

Voces que abrem o corpo para receber o santo do Reinaldo Azevedo sao muito ridículos. Só sabem fazer política criminalizando o adversário,e assumindo para si uma posicao de santidade insustentável.

Anônimo disse...

Que reaça esse Rudy, hein...

Essa direita não toma emenda mesmo. Não bastasse quase ter vendido o país, desnacionalizando criminosamente a economia do país, os filhotes da ditadura querem voltar..

Rudy Klug disse...

Roberto Torres,

o juiz Federal Odilon de Oliveira já provou isso. As atas do Foro de São Paulo também provam isso. E o PSDB não quer provar isso. O Reinaldo Azevedo atua como um "PSDB-ista", apesar de não dizer que é. O fato é que foi muito interessante alguém do PSDB tocar no assunto PT/Farc, o assunto intocável.

De onde você tirou que isso é mentira? Se é verdade eu não sei, mas que existem evidências existem.

Continue agindo com lisura diante de petistas. Eles jogam com tudo para manterem ou atingirem o poder, o socialismo é assim. Deve ser duro viver assim, justificando cada nojeira em prol da "causa". Prego!

Rudy Klug disse...

Anônimo das 3:48,

a direita não vendeu o país. Simplesmente porque o governo que vocês dizem de direita, FHC, jamais foi de direita. Deixa eu te ensinar, existe o PT que é A esquerda. À esquerda do PT existe o PSOL, PC do B e etc. À direita do PT está o PSDB e etc. E TODOS são esquerda.

O regime militar foi quem construiu o país. A maioria das coisas boas que existem no país são graças ao regime militar, que inclusive proporcionou um crescimento econômico muito maior do que o governo Lula.

E esse papo de desnacionalização é conversa fiada do vocabulário criado por essa corja. O dinheiro dessas grandes empresas não vão para o povão, todos continuam pobres e com dívidas. O país continua sufocando os pequenos empresários e os grandes são capitalistas clandestinos em um país socialista.

Ninguém tem coragem de falar que é conservador, eu tenho e destruo qualquer argumento esquerdista. Simplesmente porque vocês não têm base moral ou filosófica para justificar essa idiotice.

Roberto Torres disse...

Eita ferro, esse Rudy é fogo!

Entao bom mesmo foi o regime militar?

Essa é sua base moral para desmascarar a esquerda?

Uma piada, se nao fosse doentio e patético.

Que bom que sao poucos e estao perto de morrer os que tem saudades da ditadura.

Anônimo disse...

É claro que é puro preconceito com Lula não reconhecer o excelente governo dele!
Mariana Arêas

Rudy Klug disse...

Bem, não tenho mais o que falar. Não recebi argumentos contrários, só ironia idiota.