sábado, agosto 28, 2010

Desenho político, herança, desistência, resistência e insistência por uma nova governança em Campos!

Os dois lados da moeda da política em Campos estão se re-fundindo em apenas um. A confirmação da desistência da candidatura natimorta de um ex-alcaide, e a quase morta de outra, também ex-alcaide, aliadas à pajelança de vereadores, em torno do misto de presidente/prefeito, mostra que uma nova governança poderá surgir sem concorrência, como alternativa à família que pretende re-instalar a capitania hereditária no município. Por coincidência ou consequência, modelos de oligarquias familiares se dão tanto na política, quanto nas empresas de mídia local que se articulam em tempos e circunstâncias similares, aliás, como bem já identificou e puniu a Justiça. Este é o cenário de um quadro que precisa e será revertido. O tempo da mudança poderá, com atalhos, ser abreviado, mas, no curso normal necessitará de maturação e disposição para se aprofundar na sociedade, especialmente, nos setores mais populares e explorados. Os atalhos poderão significar mais riscos que oportunidades. Bom, que iniciemos e insistemos na necessidade de mundança em prol de uma nova governança para o município. Campos merece um destino diferente! PS.: Para compreensão no plano local é interessante analisar o que Emir Sader escreveu aqui sobre a mídia e o poder da internet no plano nacional.

8 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Roberto,

Parece que estes ocupantes do poder não temem mais a justiça. Em todas as rádios que ouço está havendo um cuidado grande dos locutores em não mencionar o nome de nenhum candidato.
Hoje no programa da rádio diário FM, que começa às 9h, o secretário de Esportes, maguinho, citou o nome do ex-governador,candidato a dep. federal, com a aprovação prévia dos apresentadores, Felício de Souza e Carlos Cunha. Antes de falar o nome do ex-governador, citando que o mesmo tinha criado a fundação municipal dos esportes, o secretário perguntou aos apresentadores se podia citar o nome. Eles responderam que sim.

Atenção justiça eleitoral.

Atenciosamente,

J. Ferreira

Anônimo disse...

Tudo isto é muito bonito desde que as escolhas do povo sejam sempre respeitadas. Feio é quando a maioria vota nos mesmos candidatos em que votamos e aí achamos bonito, e quando acontece o contrário eles passam a ser os "explorados"...

Anônimo disse...

Adorei estes dois comentários por aqui. Parabéns, penso igual a voces dois. Nestes tempos tumultuados ??? é melhor economizar salivas.

Anônimo disse...

Precisamos de nomes novos na política de Campos com urgência.
Nos 2 grupos já nossos velhos conhecidos não voto mais!
Nem em seus"herdeiros políticos".

Anônimo disse...

É lamentável, termos nossa cidade como uma das cidades mais ricas do Brasil, devido a distribuição dos royalties do Petróleo e não termos infra-estrutura básica: esgoto, água, hospitais. Uma cidade que não tem uma planejamento estratégico e uma boa gestão. Precisamos mudar!!!!

Anônimo disse...

Roberto, insisto, apresente-se como candidato nesta eleição suplementar, você é o melhor nome dentro do PT.
Odisséia é uma ótima vereadora, mas para prefeito, você é o nome ideal.

Anônimo disse...

Professor Roberto,
Foi bom o senhor tocar neste assunto, pois, inclusive, gostaria de perguntar porque o senhor não participou e nem divulgou as reuniões que estavam (e estão) acontecendo entre representantes de alguns partidos para discutir uma nova forma de fazer política em Campos?
O tema é sensacional e super adaptado com o tempo em que vivemos em nossa cidade, e senhor como liderança que é, não particupou, e o seu blog, como mídia alternativa que é, não divulgou. Achei estranho.
Abs,
Gabriel

Anônimo disse...

Como sempre,Roberto,os seus comentarios sao feitos de uma forma,coerente,eticos e aciam de tudo imparcial.Realmente,quando eu pensava que a nossa cidade poderia tomar um rumo diferente(acabando com os dois grupos),vejo agora,pelo andar da carruagem,ficara somente nas maos de um só.Porque esse estardalhaço do TSE em relaçao a ficha limpa?Nada vai valer para Campos,ja que todos(a lista é grande),foram "liberados",embora se eleitos...Mas como o Arnaldo conseguiu ficar se manter no cargo...Eu farei a minha parte,nao votarei em nenhum desses caras,que estao "liberados",quero renovaçao...