quarta-feira, agosto 18, 2010

Postura e im-postura

Mais outro artigo revisitiado para trazer à tona, mais um tema abandonado pelo tipo de gestão que se adotou há cerca de 20 anos em Campos. Tem dois anos e meio em que foi escrito. As gestões se sucedem assim como o problema: "Postura e im-postura" “Uma cidade é algo mais que o somatório de seus habitantes, é uma unidade geradora de um excedente de bem estar e de facilidades que leva a maioria das pessoas a preferirem – independente de outras razões – viver em comunidade a viverem isoladas.” CULLEN, Gordon, em Paisagem Urbana. O dicionário do Aurélio define postura(s) como sendo um “conjunto de preceitos municipais que obriga os munícipes a cumprirem certos deveres de ordem pública”. A organização e a ocupação do solo das cidades é atribuição dos representantes políticos que por delegação popular ocupam os cargos executivos e legislativos, cabendo a estes últimos, as responsabilidades de criar leis e normas que possam garantir e assegurar, a plena realização das funções sociais e econômicas de um município garantindo assim, o exercício do direito de cidadania e de bem-estar a seus habitantes. Apesar da gestão urbana ser de responsabilidade dos três níveis de governo: união, estados e municípios, é sobre este último que recai as maiores competências que asseguram o “bem estar e a vida em comunidade”, aspiradas por Gordon e por todos nós. Nos primórdios da gestão urbana, o chamado Código de Posturas Municipal, agrupava documentos que reuniam o conjunto das normas municipais, em todas as áreas de atuação do poder público. Com a evolução da vida em sociedade, as atribuições do poder local passaram a ser regidas por leis específicas desdobradas do Plano Diretor. Assim, o Código de Posturas ficou restrito, às demais questões de interesse local, notadamente aquelas referentes, ao uso dos espaços públicos, ao funcionamento de estabelecimentos, à higiene e ao sossego público. Neste sentido, o desejo de ver uma cidade planejada, bem arrumada, cuidada, com espaços específicos destinados ao lazer e ao sossego de forma coletiva é um direito de todos, enquanto, o planejamento de projetos, programas e ações em prol da boa convivência é dever do gestor. Nesta linha, não há que se falar em pretensões de punição e nem de perseguição. Deve haver sim, o dever de garantir o bem estar e as facilidades da maioria, para que a vida em comunidade seja, se não agradável, ao menos, suportável. Bom que em Campos, tenham se interessado em refazer o antigo código. Porém, ouso dizer, que nosso maior problema é sim, o interesse em aplicá-lo. O fisiologismo e o eleitoralismo não deixam. Não há quem tenha coragem."

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Verdade, Roberto, concordo com você e vejo mesmo que na verdade, todos querem um bom convìvio, sossego, postura, mas o mal é que as oposições todas (com raríssimas excessões, após reflexão, querendo gestar para todos e não para alguns com vinganças aqui e ali) já entram no primeiro dia na Câmara para se opor a tudo. Como levar adiante projetos diante desta perseguição querendo sempre provar que sabe mais, que é o melhor, nunca levando em conta os feitos? Só vejo oposição elogiar os antepassados que na época eram achincalhados, mas que agora, estando distante, podem ser referências de coisa melhores do que a situação que está aí.

Depois que vi os justiceiros defenderem coisas obviamente contrárias a ÉTICA em nome de partidos, posso ver mesmo que o caos é que acentuará os governos que virão. E os relativistas adoram o caos, não estão nem aí para uma "postura", não estão nem aí para um sossego, e muito menos para uma "organização". Muito pelo contrário, quando vêem que algo está chegando a um denominador comum, arracam a folha e dizem que tá tudo errado.

Desculpa-me se não entendi seu texto.

palavrinha girozy

Só se der um giro até y ou zzzzzz... hehe!

Estou tentando mandar comentário mas está dando erro. O outro não foi.

outra palavrinha:
lascoes
iiiiii Tá parecendo palavrinha de Mussum. kkk

Anônimo disse...

Um vez entre em contado com este setor de Postura da prefeitura municipal fiz uma reclamação sobre um restaurante que fica enfrente a prefeitura isso mesmo enfrente ao “Cesec” o restaurante por nome parece mais um peixe solitário no seu AQUARIU'S, falei sobre suas mesas que ficam ocupando toda a calçada e as pessoas tem que ir para rua, é de fazer uma parede com mesas e cadeiras para ninguém passar na calçada que eles falaram que é deles e falam se quiser pode ir na postura pois tenho meus contatos isso é Campos! A postura só fala que já multou mais qual valor da multa será que 10 mesas a mais num fim de semana paga essa multa e sobra eu acho, ninguém obriga a retirada das mesas, não só multa?