segunda-feira, agosto 30, 2010

Ainda há espaço para crescimento da Dilma?

A quem julgue que sim porque: 1) A campanha do Serra até agora está muito ruim; 2) Cerca de 12% dos eleitores ignoram que ela é a candidata de Lula a presidente. 3) Dois terços dos eleitores acreditam que Dilma será eleita e apenas 19% acreditam que o eleito será Serra. Faltando menos de cinco semanas para as eleições de 3 de outubro a pressão para criar fatos novos por parte da grande mídia que corre atrás de "emoções" (tentativa de fazer Marina crescer para levar a eleição para um sonhado 2º turno, a história dos sigilos e agora a história de que ela vai mudar a previdência), mas como em eleição majoritária, você precisa acertar e torcer para seu adversário errar, tudo sempre é possível, porém, difícil. Se as pesquisas que estão sendo divulgadas estiverem certas, o candidato tucano, José Serra, precisaria convencer metade dos 24% de eleitores - diferença entre a intenção de votos na Dilma e nele - equivalentes a 16,2 milhões de eleitores (12% do total de 135,8 milhões de eleitores) a trocarem de opção de voto, que é algo sempre mais difícil, do que adquirir a intenção em votar. Nesta conjuntura, ainda haveria espaço para mudanças menores, mas não acredito em alterações bruscas. A tendência seria a estabilização destes números. A conferir!

8 comentários:

Eduardo Braga disse...

Roberto
Aproveitando este espaço sobre eleições, gostaria de manifestar meu descontentamento com o site que o TSE abriu para pesquisa sobre os candidatos inscritos para as eleições de 2010, pois as listas não especificam de qual município o candidato a Deputado Federal e Estadual pertecem. Eu gostaria de ter a relação dos candidatos para deputado estadual que residam em Campos ou no norte fluminense para auxiliar minha escolha, mas a lista do TSE é geral do Estado do Rio de Janeiro. Algum outro site disponibiliza esta pesquisa mais pormenorizada? Grato

Roberto Moraes disse...

Caro Eduardo,

Desconheço que algum site traga esta informação.

Quanto ao TSE, para ele a informação necessária é sobre a identificação do estado em que reside e não o município.

Sds.

Anônimo disse...

Acho que ainda há espaço sim pra ela crescer, o próprio texto prova isso!

Anônimo disse...

Em 2002 o Serra não passou de 30%. Em 2010 o jenio nao deve passar de 20%

Anônimo disse...

Serra foi mais longe do que merecia.
Agora é queda total!!!!

Anônimo disse...

Zé Serra, PEDE PRA SAIR!!!

Mauricio Faez disse...

Soa engraçado ver o quadro atual.

Lembro-me de crescer assistindo ao Lula ser ridicularizado. Quando tentou a presidência pela primeira vez, havia a sátira com o "Juba e Lula" do programa "Armação Ilimitada". Eram tempos de Ulysses, Maluf, Covas... Lula só estava começando.

Depois,sucederam-se campanhas que o PSDB aproveitava-se da baixa escolaridade e da figura pouco carismática do oponente petista. O terror de um governo anarquista e opositor à tudo e todos era alçado aos 4 ventos.

Acontecia ali a guerra do ex-líder sindical X um candidato culto, poliglota e "Pai do Plano Real". A fala empolada de FHC derrotou o "filho do Brasil", parecendo que depois de sua fracassada parceria com Brizola em 2000 era sua ultima cartada eleitoral.

Eis que tudo isso mudou. Há 8 anos Lula não vê sua aprovação popular rondar abaixo dos 60, 70%; sua figura é símbolo de carisma e projeta-se sobre ele o exemplo mundial de liderança: o ex-operário que chegou à presidência, após 16 anos de luta. Quanta diferença!

Hoje, Serra é o Lula de ontem. Sua figura pouco afável, com imensa dificuldade de se "popularizar", faz de sua campanha uma decadência de dar pena, facilmente arrasada pela "oposição" petista.

Serra não fala "pobrema", não tem histórico curto de passagens políticas, não é de um partido que acabou de começar: ele agora é do time que, pra pegar o osso de volta, vai precisar suar muito.

É... que fase, hein, PSDB?

Não sou petista, não sou Lulista e, apesar de nao concordar em absolutamente nada do que Garotinho diz, "eu tbm nao vou com a cara dessa mulher".

Mas, convenhamos: se é pra escolher entre ela e Serra, essa eleição já terminou antes mesmo de começar.

Ainda tem um latifúndio pra Dilma crescer. Só vai sobrar "pó de Serra".

Anônimo disse...

O Brasil melhorará muito mais quando uma mulher assumir a presidencia, o Lula está fazendo muito, mas a mulher compreende muito mais e sabe melhor repartir.
Dilma presidente!