quarta-feira, outubro 19, 2011

Royalties: o debate sobre o dia seguinte!

Poucos concordaram até aqui, sobre a necessidade de discutir sobre como seria a era pós-royalties, como forma de melhor planejar o uso dos recursos no presente.

Pois bem, hoje, não há como deixar esta discussão para depois, independente do tamanho da tesoura.

Ao assistir o debate sobre uma nova forma rateio dos royalties, não há como não lamentar sobre a oportunidade desperdiçada.

Há longos anos já se falava que as receitas os royalties poderiam se reduzir, ou mesmo extinguirem, antes mesmo das jazidas do petróleo.

O bom uso destes generosos recursos, sempre se argumentou, que era de uma das principais justificativas para contribuir para a defesa da justiça da manutenção destas receitas.

O debate democrático no Congresso fugiu do controle. O STF será o caminho. A história registrará as responsabilidades.

Clique aqui e assista ao debate no Senado Federal. Aqui se pode acessar e baixar o parecer de 46 páginas do senador Vital do Rêgo.

20 comentários:

Anônimo disse...

Lamentável termos vivido 20 anos com uma ¨galinha de ovos de ouro¨ e fazermos dela objeto de uso para poucos.
Lamentável TANTAS e TANTAS suspeitas de corrupção e nada de efetivo ter sido feito.
Lamentável termos políticos TÃO NANICOS .
Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba,qdo perguntado sobre o que faltava para que sua cidade fosse ainda mais grandiosa que é ele respeondeu:Receber os royalties que Campos dos Goitacazes recebe.

George A.F.Gessário disse...

Professor mas creio que não seja viável o debate acerca da destinação dos recursos casado com o do rateio dos mesmos, por exemplo nesse antijurídico subistitutivo apresentado pelo Senador Vital até se fala na destinação, mas a prposição dele nem de longe foi fruto de alguma discussão a respeito, essa, creio, deveria ser feita em separado, eu por exemplo creio que atende aos objetivos do pagamento de royalties a destinação desses recursos à contratação e remuneração pelo Município (pela via regular, não essas contratações por OSCIPs) de profissionais pra área de saúde e educação, algo hj vedado.

o debaixo é meu disse...

Outro dia, conversando enquanto passavamos por uma estrada de Campos, com um amigo de São Paulo, mais precisamente de Colinas, este me perguntou: Do que este povo vive as terras não produzem nada? Eu respondi: De dinheiro publico pulverizado meu caro!

o debaixo é meu disse...

Outro dia, conversando enquanto passavamos por uma estrada de Campos, com um amigo de São Paulo, mais precisamente de Colinas, este me perguntou: Do que este povo vive as terras não produzem nada? Eu respondi: De dinheiro publico pulverizado meu caro!

Anônimo disse...

Deus abençoou Campos com 20 anos de dinheiro em abundância, o diabo contratacou, enviou Garotinho e suas crias.

Percebamos que nos últimos 20 anos, todos os que governaram Campos inventados por Garotinho.

Acho até que nem existe diabo, mas isso não me tranqüiliza nem um pouco, pois o que mais temos é políticos, e pior que isso: temos Garotinho com a mão na chave dos cofres.

Anônimo disse...

Quem tem um garotinho precisa de diabo PARA QUÊ????

Anônimo disse...

Roberto, teria como configurar o layout do blog para aparecerem as últimas 100 postagens na página inicial? Está péssimo ter que buscar postagens antigas para ler comentários e respostas referentes a postagens feitas dias atrás. Tenho certeza que a maioria vai preferir...

abs,

AA

Lucas Velasco disse...

Boa noite a todos,primeiramente peço que se possível poste isso na página inicial,muito se tem debatido sobre essa questão dos royalties,foram feitos protestos organizados por políticos mas não por quem é de interesse,o povo.Por isso nós jovens do MOVIMENTO JUVENTUDE CAMPISTA EM DEFESA DOS ROYALTIES,estamos convocando a todos os jovens e munícipes de Campos e Região para que no dia 22 de outubro sábado as nove horas da manhã compareçam no início do calçadão na avenida sete de setembro.Lá ocorrerá um ato organizado pelos jovens de Campos em defesa dos royalties,lá debateremos a importância dos recursos da exploração do petróleo e também debateremos da necessidade da transparência por parte dos governantes com relação a gestão dos recursos.Por isso convocamos todos blogueiros,jovens de Campos pais e mães de família de Campos e Região.Compareçam vamos mostrar que nós queremos os royalties com transparência e com responsabilidade!
Desde já obrigado e peço que se possível coloque na primeira página de seu blog.
qualquer dúvida entre em contato no emai:lucasvelasco1350@hotmail.com ou no celular:98652097.
Lucas Velasco

George A. F. Gessário disse...

Aprovaram o desatino, passou da hora do RJ ser mais radical nessa discussão, aliás a única vitória da bancada hj foi na base da promessa de se obstruir a DRU, sei q provavelmente o professor Roberto discorda de mim, mas aceitar mais esse golpe federativo (Terceiro golpe) contra o Rio de Janeiro é abrir a porta pra toda sorte de absurdo daqui pra frente.
PS.: Votei no Lula, na Dilma, no Mackoul mas nunca mais votarei em um candidato do PT daqui pra frente, esse é meu protesto individual (na verdade único protesto até agora).

Roberto Moraes disse...

AA,

O problema de deixar muitas notas na folha de rosto é que o blog fica muit pesado para carregar e muita gente reclama.

Uma alternativa é recorrer as seções do mês do arqivo ao lado.

Ainda há a opção de usar o google as palavras que são chaves que com certeza consta da nota ou do título, se for o casdo também a data, que o Google dá as opções em que normalmente aparece a nota procurada.

Sds.

Anônimo disse...

Parafraseando Drummond;

E agora, Campista?
O royalties acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, Campista?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, Campista?

Até quando vamos suportar o moderno coronelismo do século XXI.
Precisamos mudar o rumo de nossa história JÁ.
FORA POLÍTICOS E POLITICAS DE R$ 1,00

Anônimo disse...

Se tivéssemos um país sério, certamente haveria investigações , também sérias,do tamanho rombo nos cofres municipais.
Os dirigentes políticos que governaram Campos nestes últimos 20 anos deveriam ser julgados por crime de lesa humanidade.
Será que temos idéia de quantas vidades deixaram de ser salvas por falta de assistencia de saúde adequada devido aos desvioas em causa própria?
Será que é possível mensurar a quantidade de crianças que poderiam ter escolas estruturadas, professores bem remunerados e não o tiveram nem o tem?Será quantas crianças rumaram para o crime em decorrencia da má assistencia?
CHEGA de ASSASSINOS no Poder!

MARCOS disse...

ISTO E BRASIL! E O RIOMAIS UMA VEZ E SACANEADO, COMO TEM PESSOAS QUE CULPAM OS OUTROS AINDA, A CULPA E DA GANANCIA DOS OUTROS ESTADOS, DE POLITICOS PILANTRAS QUE NÃO RESPEITAM A SOBERANIA DE CADA ESTADO. O QUE É ROYALTIES.. E UMA INDENIZAÇÃO ANTECIPADA POR DANOS AMBIENTAIS... LA NO NOREDESTE, GOIAS RSRSRS..VAMOS AGORA QUERER TB DIREITOS DO MINERIO DE FERRO DE MG, DIAMANTES EM GOIAS, CARVÃO EM SC, SOJA EM MT, E POR AI VAMOS. PORQUE SO O RIO PERDE.FSÇA O SEGUINTE PEGUEM ESTE DINHEIRO TODO E PAGUEM A DIVIDA INTERNA DOPAIS QUE O LULA TRIPLICOU E QUE NINGUEM FAZ NADA..SEMPRE O RIO DE JANEIRO E O ERRADO...ACORDEM CARIOCAS EU SOU DE SC E MORO AQUI A 12 ANOS ..NO MEU ESTADO SOMOS BAIRRISTAS E O QUE VEJO NO ESTADO DO RIO SÃO ENTREGUISTAS.. O GOVERNOS DO ESTADO NADA FEZ... VAMOS ACORDAR, RESPETAR O POVO DO RIO QUE E TRABALHADOR, LUTA NO DIA DIA E O QUE SE VE EM BRASILIA SÃO POLITICOS QUE QUEREM FAZER CAMPANHAS COM DINHEIRO DE OUTROS, CHEGA... O BRASIL E A NAÇÃO DA CORRUPÇÃO MUNDIAL....

Anônimo disse...

SE PASSOU TANTOS E TANTOS ANOS E VARIOS POLITICO QUE SE DIZEM POLITICOS E NÃO DERAM SUSTENTABILIDADE AO NOSSO MUNICIPIO AGORA VCS ESTATUTARIOS DA PREFEITURA ABREM O OLHO QUE NEM DINHEIRO PARA VCS VAI TER.

Roberto Moraes disse...

AA,

Realmente você tem razão, só agora vi que estão ficando apenas as últimas cinco notas na primeira página, embora, a programação seja diferente disto. Já mudei a programação para retornar ao que era e não voltou.

Interessante é que ela evita exatamente a exposição de uma nota que as estatísticas do blog registram grande procura e acesso.

Vamos pesquisar para tentar encontrar o que houve e resolver.

Abs.

George A. F. Gessário disse...

Não entendo porque meu comentário não foi publicado mas respeito sua decisão já q o blog é seu e publica o que quiser...

Roberto Moraes disse...

Caro George,

Como pode ser visto na última nota, o blog está com alguns problemas de configuração. Alguns comentários estavam retidos pelo próprio sistema do blog e como tal não havia sido liberado para moderação do blogueiro. Consegui acessar alguns comentários que estavam presos no sistema.

Os critérios de liberação de comentários do blog já saõ conhecidos pelos que acompanham o blog. Xingamentos, denúncias sem provas, problemas de relacionamento pessoal, estes não fazem parte do interesse do blog e ficam retidos.

Os demais são todos liberados. Não há retenção por opiniões, não faria sentido, na proposta que o blogueiro defende e pratica há mais de sete anos.

Sigamos em frente!
Sds.

George A. F. Gessário disse...

Tudo bem prof. Roberto, obrigado pelo retorno.

Anônimo disse...

O povo do estado do RIO foi traído pelo PT.

Anônimo disse...

O 1º comentário já manifestou o que eu queria.
Tem que dividir mesmo, o que não dá pra suportar é esses oportunismos em cima da grana dos royalties, o dinheiro é muito mal empregado!
O que dizer de uma pessoa que comprou um carro de 40.000 e um apartamento, sem sequer ter trabalhado pra isso, isso declarado em uma roda de conversa, tudo com esquemas da prefeitura.