sexta-feira, dezembro 09, 2011

Livro sobre Petróleo, Royalties, riquezas e contrastes

Foi lançado no último dia 06 de dezembro, na Livraria Museu da República, no Catete, pela Mauad Editora, o livro Mar de Riqueza, Terras de Contrastes, organizado pela professora da Ucam-Campos, Rosélia Piquet que tem a participação de Denise Terra, Eduardo Rappel, Helder Queiroz Pinto Jr.Jorge Salles, José Gutma, Laís Almada, Nina Quintanilha, Paula Nazareth, Rodrigo Valente Serra, Rosélia Piquet e Sérgio Wulff Gobetti.

Sinopse do livro: Os textos reunidos no livro analisam: o papel que as descobertas de petróleo e gás natural nas camadas do pré-sal desempenharão para a economia brasileira; as perspectivas, os entraves e as ameaças quanto ao crescimento e consolidação da indústria para-petrolífera brasileira nos próximos anos, uma vez que o setor contará com os mais altos investimentos previstos para o

período de 2011-2014 e, os impactos na principal zona de produção, a região Norte do Estado do Rio de Janeiro, com as mudanças na legislação sobre as compensações financeiras pagas pelo setor.

Com olhares e saberes distintos os autores dos artigos apresentam e discutem, com rigor e diferenças de estilo, novas e úteis informações sobre um dos ângulos da realidade nacional que vem despertando um interesse crescente em estudantes e profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, por tratar-se de tema dos mais polêmicos da atualidade.

Sumário: Apresentação - Rosélia Piquet;

Parte 1 - A Indústria A roda da fortuna: A indústria do petróleo e seus efeitos multiplicadores no Brasil - Rosélia Piquet e Denise Terra A exploração econômica do pré-sal e os impactos sobre a indústria brasileira de petróleo- Eduardo Rappel Mercado internacional do petróleo e os desafios do pré-sal -Helder Queiroz Pinto Jr.

Parte 2 - As Rendas

Federalismo e rendas petrolíferas no Brasil e no mundo - Sérgio Wuff Gobetti O novo marco regulatório do setor petrolífero brasileiro: dádiva ou maldição? - Rodrigo Valente Serra Aspectos relevantes da função fiscalizatória da ANP - José Gutman e Laís Almada O Rio de Janeiro e o pré-sal: o novo marco regulatório e os impactos nas finanças do estado e dos municípios- Paula Nazareth, Jorge Salles e Nina Quintanilha.”

2 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Urgentemetne necessitamos de uma uma legislação especifica que regulamente a aplicação dos recursos dos Royaltes, para determinados fins, exemplo: EDUCAÇÃO, SAÚDE, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.E que os bilhões do Royaltes, não fiquem sendo utilizado indiscriminadametne como estamos vendo os governantes usarem ao seu bel-prazer, em práticas de políticas populistas arcaicas,e de um modo não sustentável.

Porque o planeta, a humanidade, já está a exigir novas fontes limpas de geração de energia. Também porque, existem previsões de que daqui a 25 ou 30 anos, as reservas de petróleo, estarão findando e os Royaltes também.

Ademais talvez com a necessidade e conscientização da população em buscar e usar combustíveis mais limpos, a matriz energética, de nosso país, sofrerá grandes transformações.

Portanto mesmo que haja petróleo, seu uso será muito restrito, em razão dos problemas ambientais, que seu uso, acarreta a natureza.

Então desde já, temos que começar a incvestir o dinehrio desses royaltes em políticas sustentáveis de médio e longo prazo, pois as políticas atuais, de curto prazo, são eleitoreiras e não vão levar nossa região ao progresso que almejamos.

Luiz Gonzaga Neto disse...

onde posso comprá-lo?