domingo, dezembro 04, 2011

Campeonato Brasileiro: sugestões para novo regulamento e outras observações

O blog recebeu como comentário de postagem abaixo e resolveu trazer para este espaço o texto do publicitário Maurício Faez:

“Volto a importuná-lo com algumas constatações do fim do Brasileirao (e uma sugestao de regulamento, ja utilizado na Europa). * A maior goleada do Campeonato aconteceu na última rodada, protagonizada pelo time ameaçado de rebaixamento contra seu maior rival; * Flamengo e Palmeiras foram os times que mais empataram no Brasileirão: 16/17, respectivamente. Não por acaso, os 2 jogos entre estes clubes terminaram empatados este ano (0x0 e 1x1); * O Fluminense foi o melhor ataque do campeonato. Curisosamente, 38 dos 60 gols que marcou,(cerca de 60%) foram só no 2º turno; * A única diferença da classificação final para o do 2º turno inteiro foi o Figueirense no lugar do Flamengo. No mais, o fôlego na segunda metade fez a diferença; * O Santos teve o artilheiro do Campeonato, Borges, com 23 gols; no total, fez 55 gols e sofreu o mesmo numero; * O Flamengo é o maior vice do Rio de Janeiro. Juro que não é piada: o Vasco é vice até nessa informação. Vice dos Vices.

********** Regulamento ************ Certa vez, vi uma transmissao de futebol italiano e, o comentarista - se não me engano, o ilustríssimo Silvio Lancelotti - falou sobre o regulamento do campeonato italiano, que previa que, ao final das 38 rodadas, no caso da diferença do 1º para o 2º colocado ser inferior a 3 pontos, duas novas partidas entre estes clubes deveriam ser disputadas - uma final, mesmo com pontos corridos. Pelo video game tal regulamento nunca foi posto em pratica - ja joguei propositalmente para ver tal regra em prática - mas não aconteceu. Em todo caso, você não acha interessante? Em 114 pontos possiveis, ao final de 38 jogos, uma diferença inferior a 3 pontos seria empate tecnico . Imagine dois jogos eletrizantes entre Vasco X Corinthians depois de um ano tão emocionante? Seria épico. ************** Agora, quem dá bola é o Santos. Vamo que vamo!”

PS.: Atualizado às 13:50 de 05/12/2011 para algumas pequenas correções do autor.

2 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Concordo que deve haver modificaçõesra no modelo do brasileiro.

Porém, Penso que se deveria ter uma final, entre o campeão do 1º Turno x Campeão do 2º Turno. Com dois ou três jogos, a ser estudado; Caso algum time seja o campeão dos dois turnos ficaria automaticamente com o título brasileiro.

Mauricio Faez disse...

Mais interessante que esta final de turnos seria gladiar o Campeao da Copa do Brasil X Campeão Brasileiro (tal qual é feito na Europa e ate por aqui, com o campeão da Copa Sulamericana X Campeao da Libertadores).

Seria o "SuperCampeao Brasileiro". No velho continente esse é o primeiro jogo da nova temporada que se inicia, num jogo que apresenta tbm os novos reforços dos clubes.

Nao sei se falta criatividade ou interesse na CBF.