sexta-feira, dezembro 09, 2011

Design holandês

Os dois projetos estão entre outros da Escola de Design de Heindoven, na Holanda. Eles foram apresentados em uma feira e outros interessantes projetos que podem ser vistos aqui. Abaixo o primeiro pojeto escolhido peloo blog é de um vaso sanitário elaborado por Michiel Martens ao lado da sua criação. "Com cores fortes e todo emborrachado, ele pode ser colocado em qualquer cadeira. O usuário pode observar o movimento de esvaziamento e enchimento da caixa d'água ao acionar a descarga". O segundo "Trans-Trike" é um triciclo feito para carregar compras, comidas, pequenos móveis e também as criancas. "Tem espaços na frente e atrás com apoios para conteiners e caixas de variados tamanhos. O designer Alexander van Diggele exibiu a Trans Trike na seção Homem e Mobilidade, da mostra "Our Way", dos alunos da graduação da Academia de Eindhoven". A reportagem está publicada no portal da UOL. O design é cada vez mais uma mistura de arte, senso de observação e muita, muita criatividade.

2 comentários:

Jornalista_de_Greve disse...

Parabéns pelo feito.

***

Mas, desculpe-me pela intromissão no assunto, mas agora que me dei conta de que faz todo sentido do mundo a historia da greve dos onibus na segunda feira (e a pacífica espera da Prefeitura pelo caos dos usuarios, mesmo sendo avisada com 4 dias de antecedência).

Com o caos instalado na cidade, se apenas 40% dos onibus (se é q a quantidade mínima sairá da garagem) for às ruas, a Prefeitura "ganha tempo" e sua dor de cabeça com o caos do transito da cidade é "aliviada" - em detrimento de uma nova dor de cabeça pros outros.

Como a obra da Beira Valao só está prevista para findar na próxima sexta, 2 ou 3 dias de ruas sem onibus será "uma bênção".

Só esqueceram de avisar que tem muita gente que tem emprego temporário pelo movimento natalino e depende do transporte publico para sobreviver. Dentre tantos e tantos outros motivos de tantos e tantos outros usuários.

Vale lembrar que foi dito aqui, mais de 1 vez, que o repasse às empresas de onibus estava atrasado há 4 meses e que nunca havíamos visto as redes de televisao, radio e jornal fazendo greve pq "o repasse de mídia" nao foi feito.

"Feliz Natal" pra vc tbm! Que beleza...

Esquef disse...

Amigo Roberto,
Como lhe disse certa vez, o Design trata (ou deveria), dentre outras coisas, de qualificar a produção existencial humana.
Busca a melhor inteface do Homem com seu entorno circundante. E, também, modifica o modo como olhamos para o que nos cerca.
Para quem gosta de ver objetos, propostas urbanas etc, com inovação e criatividade, vale a pena ver: www.yankodesign.com.
Lá há muitos "objetos", sistemas de informação etc., interessantes para refletirmos. E, é claro, mostra a infinita capacidade criativa do Homem-designer.
Abraços.