quinta-feira, dezembro 22, 2011

Radioterapia no Hospital Álvaro Alvim

A Ascom da Fundação Benedito Pereina Nunes informa por release:

"Será implantada nesta sexta-feira, às 15h, no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA), a pedra fundamental das obras de ampliação para a construção do setor de radioterapia. O acelerador linear, equipamento para tratar os pacientes de câncer, vai ser adquirido com recursos do ministério da Saúde, que está liberando, por convênio, R$ 2,5 milhões.

A conquista do equipamento para Campos, concretizada por iniciativa do deputado federal Anthony Garotinho (PR), representa a consolidação de um compromisso feito com a Liga Campista e Norte Fluminense de Combate ao Câncer, instituição fundada em 1957 para construir um hospital, que foi, duas décadas depois, entregue, com as obras ainda inacabadas, à Fundação Benedito Pereira Nunes (FBPN), mantenedora do HEAA.

O hospital de ensino é responsável, desde a criação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em 2008, que atende pacientes da região com cirurgias, quimioterapia, exames e tratamento ambulatorial. O acelerador linear representa, segundo o diretor do HEAA, Jair Araujo Junior, o cumprimento de uma missão histórica.

— Estamos completando um ciclo, que teve início há mais de 50 anos, e hoje podemos proporcionar aos pacientes de câncer de toda a região tecnologia de ponta no tratamento. Foi um processo longo, que contou com a sensibilidade do ministro Alexandre Padilha e do deputado Garotinho, que conversou com o ministro em sua vinda a Campos, mostrou a necessidade, e então foi formada a parceria que resultou no convênio — conta o diretor.

O serviço de radioterapia deve começar a funcionar no segundo semestre de 2012 e a previsão é que atenda de 80 a 100 pacientes por dia. O diretor do departamento de Oncologia do HEAA, Frederico Paes Barbosa, também responsável pelo Unacon, explica que a obra não acontece de forma tão rápida porque é necessário construir uma área blindada, cumprindo todos os requisitos da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Além disso, o equipamento é importado e só é produzido depois da compra. Ele também conta que será adquirido, pelo HEAA e parceiros, como o Radgrupo, um equipamento de braquiterapia, usado para tratamento de radioterapia localizada em tumores, principalmente de colo de útero.

— O acelerador linear representa muito em termos de excelência dos serviços, suprindo a carência que existe hoje em Campos e região. Representa também o cumprimento de compromisso assumido com a Liga Campista e Norte Fluminense de Combate ao Câncer, que já vinha sido cumprido, mas que agora conquista este avanço significativo — ressalta."

Nenhum comentário: