domingo, dezembro 04, 2011

Indagações sobre as obras da PMCG no Parque Vicente Dias, em Guarus

O blog segue dando vazão ao exercício da cidadania, expondo as questões trazidas por seus leitores-colaboradores. Assim, este espaço recebeu, também por e-mail, agora do Gustavo Smirdele, o questionamento que segue transcrito abaixo junto com as fotos:

"Prezado Roberto, boa noite!

A mim parece incompreensível o que ocorre com as obras da Prefeitura na região do acesso à Ponte da Lapa a partir de Guarus, no Parque Vicente Dias. Talvez algum leitor do blog com informações sobre o caso possa clarear. Como não sou fiscal de obras e não me proponho a exercer uma fiscalização direta e operacional sobre o caso, não posso dizer quantas vezes certos trechos de ruas foram escavados, cobertos, novamente escavados, recobertos, asfaltados e uma vez mais escavados. Não sei se os nossos royalties já morreram, mas ali tudo sugere haver seu enterro.

Em certo estágio da obra, quando o nível de uma avenida paralela à beira-rio foi rebaixado (com alguma justificativa técnica?), boa parte das árvores do canteiro central morreu ou de algum modo desapareceu. Mas em um dos trechos as árvores resistiram. Eis que hoje de manhã uma motosserra completou o serviço, cortando todas as árvores que ainda havia (fotos em anexo). Então a gente se pergunta: por quê?

Sei que nem todo problema de gestão pública significa má fé, corrupção ou coisa do gênero; por isso sequer insinuo o que quer que seja a este respeito. Também sabemos todos que nenhum político gosta de fazer maldade pura e simples contra os cidadãos, pois todos vivem de votos. Mas o que se passa exatamente nessa obra? Por que tantas aberturas e fechamentos de buracos, até mesmo após a pavimentação? Quanto a mais do que o previsto estamos gastando ali? E o que nossos gestores têm contra as árvores? Será que na 'nova Avenida José Carlos Pereira Pinto' (cuja obra também já está muito velha!) as árvores também serão derrubadas, como sugere a imagem da placa alusiva à obra?

Não faz nenhum sentido, mas parece maldade mesmo.

Um abraço,

do Gustavo Smiderle.”

7 comentários:

Anônimo disse...

ali é verdade ja foi feita varias obras em menos de dois anos chegaram ate fazer umas clacadas com tijolinhos depois de pronta desmancharam e fizeram tudo de novo, bem eu achei muito boa a obra atual tmalgumas barraquinhas e treilers que estao no Caminho contrastando assim com a formosura da obra , ali tem o treiler do "Normal" e a barraquinha da ana paula que estao bem na calçada e ambos falaram que pagam agua luz e esgoto e que nao vao sair... hhehehehehe sem contar o calçada-pizaria que existe ali uma verdadeira afronta a noite quem quiser passar por ali temque passar na rua no meio dos carros pois a pizaria usa todo espaço da calçada comsuas mesas e seus clientes deliciando aquela piza maravilhosa sem que a INpostura ao menos tome uma atitude
Felismina Manhaes - moradora do Bairro

Jornalista_de_meio_fio disse...

Coincidentemente, ontem, após muito tempo, passei neste local. Fiquei estarrecido com o estado do local (principalmente pelo tempo que esta obra ja começou).

O transito segue dividindo uma pista em mao dupla, alternando o calçamento entre terra batida (esburacada) e algum asfalto (esburacado). Levei cerca de 10minutos para chegar à 146ª DP, de onde a obra nao chegou a mecher muito - trecho este que, num dia normal, mal se leva 3, 4min para atravessar de carro.

Igualmente ao leitor denunciante, nao sou fiscal de obras, mas, do pouco que conheci deste tipo de pavimentação, o procedimento que ali está sendo feito é o teoricamente correto (e que foi feito na Av. Arthur Bernardes): terraplana-se ate encontrar solo forte e seguro, aterra-se para nivelar e é inserido o asfalto.

Em se tratanto de uma regiao tao próxima da encosta do Rio Paraiba, nao duvido que o trabalho tenha tido de ser refeito depois de ter cedido ou desnivelado, ate porquê, se ali foi um trecho aterrado no passado, isso certamente aconteceu.

É este procedimento que havia descrito aqui, noutro post, sugerindo que assim fosse feito na Rua Formosa, mais precisamente no trecho compreendido entre o Campo do Goytacaz e a Av. Felipe Uebe.

Se o asfalto é apenas refeito, sem este procedimento, certamente ele irá ceder no futuro e, aí sim, começam as obras que sugam os royalties.

Nao estou defendendo a empreiteira (pode ser ate que estejam agindo de má fé mesmo, vai saber), mas o pouco que sei e que posso compartilhar, está aí.

E só uma informação extra: o SuperBom prepara-se para abrir ali, em frente ao HGG, sua 12ª loja, em 2012.

Antonio Rangel disse...

Vamos já parar com essa estória de "Casal da Lapa"!

Vamos falar a verdade! Casal do Condomínio Fechado e de Luxo!

Condomínio Rural NashVille Park (Casa dos Garotinhos / Mauro Silva)
Rua José Américo Mota Pessanha, 135 - Esplanada, Campos dos Goytacazes - RJ
Cep: 28055-035

..O que gosto Nashville é que os terrenos são imensos, pois tem um status de condomínio rural, apesar de ser próximo da área central. E tem pista de equitação e baias para cavalos. Acho isso um luxo. Não precisar ir a pecuária ou ao jockei para andar em uma pista ou guardar um cavalo. Poder fazer isso dentro do seu próprio condomínio é muito foda!!

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=853890&page=3

Anônimo disse...

Pelo que fiquei sabendo ali mesmo no local da obra com um dos responsáveis, parace que a ordem veio lá da lapa, para que dessem um jeito nessa obra, pois sendo assim eles iriam ganhar um "dindin" com isso. É só apurar pra ver se isso é verdade.

Anônimo disse...

Já falei muitas vezes aqui desta obra, que bom que agora foi publicado alguma coisa, Tirar as árvores sem necessidade nem uma, pura maldade, realmente NashVille Park, com muita área verde, e os outros que danem se no calorzão desta cidade, logo não teremos mais nem uma árvore nem pra um pássaro dar uma descansada, pra quem não conhece a área, só pensar na praça São Salvador antes e pós obra. Lamentável.

Anônimo disse...

Tirar as árvores do parque Vicente Dias realmente foí um grande maldade!!!!O bairro já ñ tem nenhuma praça.As sombras nos serviam muito em dias de verão para bater papo com amigos.O que fica feio são as barraquinhas nos empedindo de transitar pelas calçadas.Saudade da área verde!!!!!!Que maldade Prefeita!!!!!!!!!!De quem foi a péssima idéia??????????????

Anônimo disse...

tiraram mas plantaram outras mais adequadas e menores para o local...
tiraram tambem aquela aberraçao do "treiler do Normal" que estava no passeio central e colocaram aonde? na calçada...kkkkk
é uma piada o abuso das calçadas continua
inclusive dos comercios que engordam cada vez mais seus lucros