terça-feira, fevereiro 14, 2012

Transporte coletivo em Campos: quais são os números?

Independente da existência de um programa municipal de subsídios da passagem em Campos, é um direito do munícipe saber: 1) Quais são as empresas concessionárias operando no município? 2) Qual o número de linhas que vem sendo operadas na área urbana e nos distritos? 3) Qual o tamanho atual da frota? 4) Qual a quantidade média de passageiros transportados por mês por linha e por empresa concessionária? 5) Qual o valor faturado e qual o valor subsidiado pela Prefeitura? Se o executivo não dá as informações, se o legislativo cobra e não tem resposta, o Ministério Público e a via judicial, através de uma Ação Civil Pública, acabam sendo o caminho. Apenas para o leitor ter uma ideia no ano de 2004, o município de Campos dos Goytacazes tinha 132 linhas de ônibus (sendo 87 na área urbana e 45 nas linhas distritais) que operavam com 267 ônibus (191 na área urbana e 76 nas linhas distritais). Ainda naquela época a Viação São João detinha em torno de 45% do fluxo de passageiros no município. Quais serão os atuais números? A não divulgação destes dados reforça a desconfiança sobre o programa do “Cartão Cidadão”.

3 comentários:

Anônimo disse...

A população campista tem o direito de saber sobre tais informações e a prefeitura de Campos, tem o dever de prestá-las. O dinheiro envolvido nessa transação é público e não da prefeita.

Penso que somente via Ação Civil Pública, poderá se obter tais informações, pois via legislativo municipal não se conseguirá. Existe interesse em que a população não tome ciência do que está acontecendo.

CARLOS RIBEIRO disse...

Realmente deve-se através de uma Ação Civil Pública, cobrar da Prefeitura de Campos, mais transparência com relação ao nosso transporte coletivo. Está sendo usado dinheiro MILHÕES DE REAIS, nesse tipo de serviço e prefeitura tem o dever de informar à população.

Ademais deveria também através de de outra Ação Pública, buscar infromações sobre os gastos de nossa prefeitura, com a MÍDIA(rádios, jormnais, TVs,e outros) durante todo ano de 2011, especificando para que empresa foi pago e os respectivos valores.

Anônimo disse...

Todo mundo fala, mas ninguém põe a "cara na reta"; nem mesmo os vereadores da "oposição".