terça-feira, fevereiro 14, 2012

Praça das Águas no projeto de Lerner

Uma das melhores impressões causadas na proposta de Lerner foi a da ligação hidroviária, por canal, entre o Distrito Industrial de São João da Barra (DISJB), junto ao Porto no Açu e a sede do município, que assim, teria garantido uma interligação que evita o isolamento do núcleo central do município em relação ao empreendimento. A viabilidade de sua construção é um outro departamento. Veja abaixo o mapa que mostra a localização da Praça das Águas junto à sede do município. Na outra imagem uma vista de como ficaria este "novo centro" na concepção de Lerner. Na terceira imagem a Praça das Águas no Terminal do Distrito Industrial no Açu. O blogueiro mesmo não sendo especialista na área arriscará, mais adiante, alguns outros comentários sobre pontos conhecidos da proposta do escritório do arquiteto Jaime Lerner. O blog gostaria de conhecer mais profundamente a proposta, mas, ousará arriscar alguns comentários nos próximos dias com a intenção de estimular o debate.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem que fazer um bom sistema de esgoto com tratamento, pois caso contrário podem servir como o canal Campos Macaé em suas áreas urbanas: depósito de esgoto a céu aberto.

denis disse...

Acho que o respeitado arquiteto poderia ter pensado em uma forma de revitalizar o Rio Paraíba, e quem sabe ali sim usar um sistema de transporte em massa de pessoas e de cargas, sendo SJB uma cidade com poucos habitantes poderíamos usar os canais existentes juntamente com o Rio Paraíba para transportar trabalhadores de Campos para o Complexo. As cargas poderiam sair daqui para o RJ, SP e MG usando o rio e outros que desembocam nele e interligações rodoviárias barateando o transporte e diminuindo a poluição. Temos que ver o que temos e aproveitar, fica mais barato do que “inventar” um modelo um pouco distante. Sei que o objetivo é ligar o complexo ao centro da cidade de SJB, mas se isso demorar a ser feito outras áreas serão povoadas e como todos sabemos não basta apenas ligar, tem que se dá o mínimo de estrutura para que a cidade seja povoada, certo que morar perto de onde trabalha já ajuda muito, mas se as escolas, a saúde, o saneamento não saírem do papel rápido isso irá gerar grandes problemas que já estão sendo gerados em menor escala hoje e sem solução aparente. Um pequeno exemplo é um sistema de drenagem que fizeram no Açu que liga nada a lugar nenhum, só tira o problema de um lugar e joga para outro, tem que se conhecer a fundo os problemas e buscar soluções conjuntas. Essa é a minha humilde opinião.