segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Banco Sul-Sul

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (dos Brics) discutiram neste final de semana, na cidade do México, a criação de um novo banco multilateral de desenvolvimento a ser comandado apenas por países emergentes.

O nome do banco Sul-Sul ou Banco dos Brics ainda não foi definido. A decisão é uma reação destes países que mesmo representando uma parcela cada vez maior da economia mundial sentem-se excluídos das decisões do Banco Mundial e do FMI, dois organismos criados pelo acordo de Bretton Woods. O FMI é sempre comandado por um europeu, enquanto um americano, dirige o FMI.

Comentário do blog: Esta é mais uma das muitas ações que confirmam a mudança na geopolítica mundial. Esta decisão certamente é de concretização longa e trabalhosa, porém, a crise europeia que demanda recursos do FMI, Banco Mundial e apoio das economias emergentes que mesmo com posições mais sólidas não conseguem interferir nas suas decisões, é que deve acelerar a decisão sobre a localização da sede e da contratação e formação de pessoal especializado para a instalação e funcionamento deste novo banco de fomento.

Nenhum comentário: