domingo, fevereiro 26, 2012

Raquel Ronik fala sobre urbanismo, gestão de cidades, direito à moradia e política

Ela é uma conhecida urbanista, professora da FAU/USP e no programa na WebTV chamada de pósTV concedeu uma oportuna entrevista para este ano eleitoral nos municípios, e em nossa região que vive movimentação sobre implantação de grande empreendimentos e reforma do Plano Diretor e Viário.

A entrevista está dividida em duas partes. A primeira tem em torno de 10 minutos, já o segundo é maior com duração de cerca de 45 minutos, mas vale assistir. A Raquel Ronik é também relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada.

Ronik foi ainda diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1992), coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis (1997-2002) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007), entre outras atividades profissionais e didáticas relacionadas à política urbana e habitacional. É autora dos livros “A Cidade e a Lei”, “O que é Cidade”.

Um comentário:

denis disse...

Temos políticos burros, políticas públicas de curto prazo e sem resultado efetivo. A sociedade fica a margem e não está ligada nas mudanças necessárias. Quer um exemplo: o governo incentiva a compra de carro ZERO, o cara compra 1 carro e paga quase 3, na compra de um carro metade é imposto. 1 Carro de 30 mil, 15 mil do governo e se comprar financiado em 48 a 60 vezes paga-se quase 60 mil. Todos queremos carro, mas no dia a dia teríamos que usar transportes coletivos, carros para passeio ou em alguns momentos pontuais. O problema das moradias nem sem fala. Ótima entrevista, mas quando vamos sentar para discutir tudo isso?!