segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Cederj planeja cursos de engenharia a distância no estado a partir de 2013

Os cursos seriam de engenharia civil e produção. O Cederj, um consórcio formado por sete universidades públicas de nosso estado sabe que os cursos de engenharia exigirão vários laboratórios para as aulas práticas. Hoje, a maioria dos cursos de graduação a distância do Cederj é de licenciaturas (Formação de Professores). No Brasil há cerca de 930 mil matrículas nas graduações a distância contra 5,3 milhões sobre a forma tradicional, a presencial. O governo trabalha com a previsão de que em 2020 a Educação a Distância (EaD) atinja 3,1 milhões de matrículas na graduação. Hoje, a idade média dos alunos na modalidade a distância é de 34 anos contra 26 no presencial, 70% mulheres x 30% homens (na presencial 55% x 45%); Renda familiar de até 3 SM: 43% distância x 26% na presencial; Pai com Ensino Médio ou Superior (18% distância x 51% na presencial). Indiscutivelmente, a EaD atinge um público na escala mais baixa da nossa pirâmide social. A EaD é uma excelente alternativa, mas, deve ser tratada com muito cuidado para que não se transforme em algo de menor valor para as classes mais baixas. Mais do que acesso a quem está distante da base do ensino, a EaD, traz flexibilidade de horários para quem trabalha e quer continuar estudando e tem conflitos de horários e dificuldade no transporte nos horários de rush. Lembro-me de uma pesquisa há mais de uma década no Canadá, que indicava que a maioria dos alunos de EaD estavam a até 2 quilômetros da universidade, e o que queriam mesmo era, flexibilidade de horários, para estudarem. Sendo o Brasil com um dos maiores índices do mundo de estudo noturno e de trabalhadores, a alternativa, especialmente, para alguns cursos podem ser, ou melhor, já estão sendo muito interessantes. PS.: Fonte matéria do Valor "Os desafios de ter aluno longe da escola".

4 comentários:

Norma disse...

Acho uma grande oportunidade para quem depende de flexibilização nos horários.

Hoje devido ao custo de vida, os filhos-estudantes, são obrigados a trabalharem logo cedo, para ajudar a renda familiar. Daí esse seria uma excelente oportunidade.

Já assisti entrevistas em que foi realizada uma enquete e o aprendizado com inúmeros alunos não presenciais, superou o aprendizado adquiridos em sala de aula, pois o poder de concentração, a possibilidade de se reexplicar um asunto seria uma diferencial, sem o mais o aluno estudaria quando realmente estiver concentrado e em condições fisicas ideais para tal.

Maurício Miranda disse...

Acredito que a concorrência será grande, pois é um ótimo curso.

Anônimo disse...

Também acho uma ótima idéia pq eu mesmo preciso de uma oportunidade de fazer a Graduação á distância pq trabalho embarcado e no curso presencial eu acabo perdendo metade do mês.

Link disse...

E nesta semana foi anunciada o curso de engenharia de produção pelo cederj. A univesp já possui esse curso, além de engenharia da computação. Agora é só esperar que cederj tbm traga. Adoro ead <3