quarta-feira, março 21, 2012

Planejamento regional

Conversando, como cabe aos tempos da era virtual, pela internet, com o engenheiro Renato Teixeira concordamos com a urgência de a nossa região construir, repito, regionalmente, um Plano Diretor de Transporte e Trânsito, um Plano de Mobilidade Urbana, e um novo Plano Diretor de Saneamento.

Verdade que seria desejável que cada município tivesse o seu planejamento para se encontrar convergências e acordos para a formulação de um plano com amplitude regional, mas, na falta disto, poder-se-ia entrar direto na formulação regional a partir de um instrumento do tipo de Fórum Regional sobre Políticas Públicas de Infraestrutura com avaliação e mitigação de impactos para a nossa região.

Sabemos que muitos não desejam plano nenhum, alegam burocracias e debates desnecessários porque gostam mesmo é de trabalharem soltos, sem participação da sociedade, sem informações a serem repartidas e, fundamentalmente, sem nenhum controle. Porém, em épocas conturbadas e de correrias, erra-se menos ouvindo mais pessoas e buscando consensos em meio aos dissensos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nunca pensei que os atuais administradores, que têm experiência até em governar o nosso estado, pudessem ser tão piores que as administrações anteriores.

E são muito piores, eles simplesmente não têm nenhum projeto ou intenção de implantar algum.

Nem mesmo o aproveitamento da ponte já construída pelo município eles conseguiram fazer.

Tem gente da Prefeitura que diz que é o Judiciário que está atrapalhando, mas é mentira, pois a lei das desapropriações permite a tomada da posse e posterga a discussão sobre o preço justo para depois. Logo, não fazem porque não têm vontade e nem interesse de fazer, só por isso.

O caos no trânsito está chegando aos poucos, mas não para de crescer.

Os governos anteriores promoveram o asfaltamento de muitas ruas, a atual se ateve a recapear, diga-se: recapeamento muito bem-vindo, o problema é que a expansão dos asfaltamentos é extremamente tímida.

As pessoas próximas à prefeita dizem que têm muitos bairros recebendo asfaltamento. A verdade é que aqui na cidade, nada está acontecendo. As coisas acontecem onde quase ninguém vê e pouquíssimos aproveitam.

Falava-se em desapropriação de um vão para passagem no espaço que era da Rede Ferroviária Federal para que os moradores do Parque Leopoldina, Nova Brasília, Parque Corrientes, Pecuária, etc. tenham uma nova passagem para as ruas Tente. Cel. Cardoso / Gil de Gois, porém, isso foi no governo anterior, mas nunca foi a frente.

No governo atual, nem boatos se ouve. É o que chamamos de absoluta inércia.

evandro disse...

Agradeço ao blog pela clareza de raciocínio, postura ética e trabalho incessante na construção de uma sociedade progressista e participativa. A cidade universitária merece isso e muito mais.
Abraços
Evandro

Anônimo disse...

Brincadeira quem disse que as coisas acontecem onde quase ninguém vê e pouquíssimos aproveitam. Vc deve ser mais um que praticamente só anda com o seu carro na Pelinca! Porque Guarus, Penha, Jockey, Ururaí, Goitacazes, Donana entre outros baisso de Campos muita coisa acontece e muitas pessoas aproveitam sim. Vc até pode não gostar da atual gestão municipal, opinião sua, há de se respeitar, mais se fazer de cego é algo no mínimo "burro", pois a cidade é uma só!