terça-feira, março 20, 2012

Planície adormecida?

Somem com corpos nos cemitérios, falta sangue no hospital, crianças aguardam cirurgias, sobram contratações irregulares e terceirizações, paga-se notícia, comemoram-se os bilhões dos royalties do petróleo que vaza no litoral e como não faltam motivos vamos todos aos shows. Oh, povo desta nossa planície, quando se levantará do sono adormecido?

14 comentários:

Anônimo disse...

pao e circo..,e esta tudo certo

Anônimo disse...

Professor sou morador do parque Imperial, e gostaria de denunciar um fato constante com os onibus da empresa Turisgua. as linhas do Imperial centro, e pecuaria quase não tem onibus e para complicar eles colocam so microonibus, e nos horarios de pico quando tem os pobres estudantes da rede publica no onibus, eles os motoristas fazem questão de humilhar os estudantes mandando eles levantarem de seus assentos para os passageiros pagos sentarem. Com os onibus lotados parecendo lata de sardinha e sempre de maneira rude. Sera que estes caras não tem filhos em escolas publicas.Sera que estes caras não sabem que a gratuidade dos estudantes sai de subsidios atraves de impostos. Poxa se a passagem ou a gratuiidade não faz bem a saude financeira das empresas larguem a concessão que é publica municipal. o numero do onibus é 005 e a placa LOC 7256. Muito obrigado

Anônimo disse...

Soberba, egoísmo, até quando viveremos em um mundo assim?!

Gustavo Alejandro disse...

Imagino que assim que se apresentar alguma proposta política séria e consistente, parte do povo irá acompanhar. Não a palhaçada preguiçosa que hoje se denomina 'oposição'.

Tenho pra mim que o povo intui que os Garotinho não são os melhores governantes, mas que, pelo menos, demonstram executoriedade. Há mudanças na cidade - caras, mas inéditas.

O povo não está dormido, Roberto. Está esperando.

Anônimo disse...

Prezado Professor, saudações

Em resposta ao questionamento:
A lógica moral, de tão simples, até parece insana,mas só parece,pontuemos:
1-Até que um dia os homens bons tenham a audácia dos homens maus e acreditem que possam combater um bom combate e vencer. A moralidade nunca precisou tanto de guerreiros idealistas, de novos heróis, de espelhos;
2-Enquanto nos calarmos, nos omitirmos e procuramos nos outros a solução que esta dentro de nós, tudo continuará como está. É como dizem velhas atitudes nos levam a previsíveis resultados;
3-Enquanto só a voz deles forem ouvidas, só eles, os homens maus, e somente eles, dominarão;
4-Enquanto não houver 2 faces diferentes para a moeda que, nem jogada é mais, teremos uma face só e um destino só: a manipulação, imposto não pela força física, mas por um legítimo exercício democrático, muito frustrante.
5-enquanto nos escondermos nas críticas, realíssimas e veladas, anônimas ou não, e não enfrentarmos de frente, face a face o devorador de mundos, seremos negligentes cívicos, adormecendo, todos, sempre.

Quem dera os homens bons abandonassem a covardia das sombras e tivessem a audácia e a coragem dos maus, como verdadeiros guerreiros que são, desejosos por liberdade.

Até quando acharão os escolhidos, que ainda não é o momento, que não são capazes ou que seu fronte é outro ? O momento é agora e o fronte é este, diante da luz do sol, com olhos nos olhos. O momento exige que se levante alguém e diga é possível, eu vou, vamos juntos e quando se levantar, certamente não estará só, pois milhares são os bons que estão à sombra, aguardando o levantar da bandeira e o grito de liberdade.

Fabrício

Anônimo disse...

Na verdade estamos vivendo um vácuo onde não temos muito o que escolher para as eleições majoritárias.Estamos há 20 anos entre seis e meia dúzia, onde mudam apenas a forma .
Na falta de escolhas críveis nas eleições majoritárias meu voto tem sido, CONSCIENTIMENTE,NULO.

Anônimo disse...

Na verdade estamos vivendo um vácuo onde não temos muito o que escolher para as eleições majoritárias.Estamos há 20 anos entre seis e meia dúzia, onde mudam apenas a forma .
Na falta de escolhas críveis nas eleições majoritárias meu voto tem sido, CONSCIENTIMENTE,NULO.

Anônimo disse...

Se quem tem poder para fazer e nada faz, não seremos nós os salvadores, me desculpe.

Ja desisti, mas queria mesmo saber pq uns funcionários públicos estaduais e federais se mantém ao lado desse governo municipal, será que estão comprados?

Qdo disse funcionário público não disse ocargo, acho que po liberar ocomentário né?

Mas basta um fato alheio a prefeitura acontecer que eles saem da caverna com a fome de um urso apos a hibernação.

Eduardo

Natália Gomes disse...

A bala, o circo e o pão, políticas da época da IDADE MÉDIA, idealizadas e criadas por MAQUIAVEL(Filosofo italiano e Conselheiro político de vários reis), daquela época, em cuja aplicação prática, tinha por objetivo acalmar, aplacar, a fúria dos plebeus, povos pobres daquele tempo, que estavam insastisfeitos com seus reis(govrnantes), porque praticametne viviam na miséria, faltavam tudo.
Ocorre que aqueles reis, com medo de que aquele povo se revoltassem contra os mesmos(reis), orientados por Maquiavel, usavam essa política enganadora, de dar FESTAS em praça pública, e ao mesmo tempo, DISTRIBUIAM PÃO,DOCES, LANCHES, para a PLATÉIA, sendo que o CIRCO era represetnado pelas festas em si.

Pois é justamente o que estamos presenciando em nossa cidade, desde a entrada do Caal da lapa, na política campista, há mais de 20 anos atrás. O páo e a bala, são representados pelo assistencilaismo( sacolões, cheques cidadãos, casinhas e passagem 1,00), Já o CIRCO, é representado pelo SHOWS de verão na Praia do Farol de São tomé e no s bairros e agora no CEPOP, batizado de sambodromo.

A pobreza continua gigantesca em nosso município, apesar das arrecadações BILINONÁRIAS de nossa cidade. Política do atraso, política retrógada, política da miséria e da enganação.

Luiz Oliveira disse...

Estimado Professor Roberto, como campista e funcionário público municipal (concursado, que não tem rabo preso com ninguém), envergonho-me demais da política de nossa cidade. As práticas que observo dentro da Administração direta municipal são tão corruptas, quanto covardes. E na verdade, essas práticas são antigas, já estão acontecendo por aqui há 20 anos, só mudando os autores, que me parecem pertencer a mesma escola de mau-caratismo. Quem será o professor dessa escola? Ziraldo criou um personagem que se assemelha a alcunha deste. Nossa cidade não merecia os políticos que aí estão. Não obstante, não estou adormecido, apenas aguardo ávidamente uma nova forma de fazer política e um novo nome_ novo mesmo_ para alimentar as minhas esperanças de uma verdadeira mudança. Campos precisa de um projeto político diferente. Onde estão os bons dessa cidade? Por que não se manifestam? Não protestam? Não saem de seu comodismo desconfortante? Dá para ficar satisfeito com o que vemos por aí? É hora de nos movimentarmos. Aguardo ansioso o dia em que esses bons se levantarão e abrirão mão de uma covardia que alimenta a situação presente. Estou pronto para batalhar ao lado desses bravos, prestigiando uma nova ideologia.

Anônimo disse...

PRECISAMOS QUE A MUDANÇA NASÇA NO SEIO DA SOCIEDADE E NÃO FICARMOS ESPERANDO PELA JUSTIÇA OU PELA POLÍCIA. QUEREMOS UM BASTA, EXIGIMOS MUDANÇA!!!

O otimista disse...

Ninguém entendeu nada: A pergunta é uma piada. Quem pergunta já sabe a resposta.

As bases estruturais do processo político, a a essência da nossa atividade econômica, que se retroalimentam em relação de causa e efeito, estão irremediavelmente contaminadas pela doença da fartura de dinheiro.

Não existe, portanto, saída senão escolher um lado, pois aqui(e quiçá no mundo)não existe outro:

O dos hipócritas, que criticam, mas fazem, ou tem vontade de fazer o que criticam, e os cínicos, que sabem de tudo que fazem e se aproveitam disto com gosto.

É cada um por si, e deus contra todos.

F...-se a cidade. Que afunde no lodo que produz.

Anônimo disse...

vc é um cara engraçado, na campanha de 2008, demontrava, mesmo que levemente, uma preferencia pela vitoria da prefeita rosinha, e esculhambava o "colo macio do arnaldo", agora fica criticando o governo da rosinha. o governo dela esta sendo bom, vc deveria admitir e ser mais coerente sr. roberto.

Roberto Moraes disse...

Sobre comentário das 04:23 PM,

A interpretação é sua. Fui crítico da administrações Arnaldo, Mocaiber e agora de Rosinha.

Na essência os governos são parecidos, ambos perdulários com os bilhões dos royalties, insuficientes nas políticas públicas necessárias à população para o futuro da cidade e de nossa região.

Ambos se negaram a construir um governo participativo.

As notas da Educação continuam ruins e a Saúde idem, apesar dos bilhõe$.