domingo, junho 11, 2006

Gás da Bacia de Campos para o ES e todo o nordeste

Ontem o presidente Lula fez o lançamento do Gasoduto Cabiúnas-Vitória pelo seu destino na cidade de Serra na região metropolitana de Vitória e não na sua origem na estação de Cabiúnas em Macaé. O gasoduto a ser construído irá até a cidade de Catu na Bahia onde se interligará ao ramal do Gasene que já possui uma rede que vai da Bahia até o Ceará. Este trecho Cabiúnas-Vitória terá 300 quilômetros de extensão e um investimento aproximado de US$ 500 milhões. A previsão é de que a obra vai gere 2.600 empregos diretos e 7.800 indiretos e seja concluída até outubro de 2007. Neste trecho o gasoduto ganhou o nome de Gascav e está dividido em três trechos: o trecho A, com 78 km, ligará o terminal de Cabiúnas, em Macaé (RJ), a Campos, no mesmo estado; o trecho B, com 126 km, vai de Campos a Piúma (ES); e o trecho C, com 96 km, ligará Piúma a Serra (ES). Ele poderá transportar até 20 milhões m³/dia de gás natural.
O empreendimento percorrerá os municípios fluminenses de Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana e os municípios capixabas de Presidente Kennedy, Itapemirim, Piúma, Anchieta, Guarapari, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra.
Estão previstas até Catu na Bahia 8 (oito) pontos de entrega que é o que interessa para estimular o desenvolvimento das cidades. Embora cruze cinco municípios no estado do Rio de Janeiro, apenas um será sediado aqui em Campos que já possui um ramal, os demais serão instalados em Cachoeiro do Itapemirim, Anchieta, Viana e Vitória no estado capixaba e em Mucuri, Eunápolis e Itabuna na Bahia.
PS.: Clique sobre a imagem se desejá-la ver em tamanho maior.

Nenhum comentário: