segunda-feira, janeiro 29, 2007

Morador da Estilac Leal questiona ponte

O professor e parceiro deste blog, Isaac Esquef questiona a falta de estudo de impacto de vizinhança para a construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Por problema idêntico, a ponte do governo estadual foi questionada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de nossa cidade e por quase nove meses, a obra esteve embargada judicialmente. Para ser coerente, a nova ponte deve merecer questionamento similar. Veja a opinião de um morador da rua, o professor Isaac Esquef: “Não pretendo com este texto colocar minhas opiniões e anseios pessoais acima das reais necessidades de nossa cidade, entretanto, afirmo que agora, sou um misto de perplexidade e alegria, pois soube através do site oficial da prefeitura de Campos, que a nova ponte, a "ponte da prefeitura" será construída, e quem diria: será construída na minha rua, a rua General Estilac Leal. Você poderá verificar a notícia no link: http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=9664 A minha perplexidade, vem do fato de que agora, a tranqüilidade será substituída pelo caos, causado pelas obras da mesma, sem falar que após a conclusão da mesma, está sendo cogitado que o trânsito pesado será uma constante em nossa rua. O pior de tudo éque, meu Deus, NINGUÉM, NENHUM MORADOR da rua foi consultado sobre a construção da mesma, o que a meu visto deveria ser feito, pois para todos os moradores,trata-se agora, de uma eminente modificação dos hábitos e da renovação de nossa "tranqüilidade" em prol do "desenvolvimento do nosso município", que na minha opinião, ganha um certo tom de "rixa" e "agora eles vão ver só", por parte do antigo governo estadual e da atual administração municipal. Está até parecendo a Holanda na Segunda Guerra Mundial, diante da operação "Market Garden", onde os aliados dispersos emterritório holandês lutavam ferozmente com os Alemães pelo controle das pontes.”

2 comentários:

Anônimo disse...

respeito a opiniao do leitor a cima , + tem pontos positivos !!

o nosso bairro( santa helena) esta cercado de favelas " comunidades" dentre elas uma mais recente formada a alguns meses(onde gera trafico e assaltos em qualquer hora do dia) e com a construção desta nova ponte vai desapropriar muitas casas invadidas gerando assim uma vida mais digna para todos os moradores das comunidades , sendo assim mais seguranca !!

a boatos de se construir um viadulto no bairro ( obra ja liberada )sendo assim desapropriar a recente favela construida no bairro e gerar mais seguranca para populacao

Roberto Moraes disse...

O leitor anônimo,

O debate é salutar com os dois pontos de vista. A obra pode ser necessária e interessante, mas o Estatuto da Cidade obriga que seja feito o Estudo de Impacto de Vizinhança.

A desapropriação de favelas, nem sempre é a melhor alternativa para a moradia das comunidades de baixa renda.

Agradeço pelo comentário,
Abs,