quinta-feira, outubro 01, 2009

Doação de leite humano

O blog não teve atualização hoje devido aos compromissos profissionais do blogueiro. Assim sendo, só agora localizei o pedido de divulgação, agora tardia, apenas para registro sobre o assunto do médico e pediatra, Luiz Alberto Mussa:
"Prezado amigo e Professor Roberto O dia de hoje marca, desde 2004, um movimento de conscientização da sociedade sobre a importancia da doação de leite humano. O Brasil é o pais com maior numero de Bancos de Leite de todo mundo, entretanto um Banco de Leite não sobrevive se não estiver em pleno contato com a sociedade a quem ele se destina. Em 28 de setembro ultimo, através da Portaria 27/2009, nosso Secretario de Saude, Dr. Paulo Hirano, instituiu o Comite Municipal Permanente de Apoio e Proteção do Aleitamento Materno que, em ultima análise, está trabalhando (já desde antes da publicação da Portaria que o cria) no sentido de reimplantar a cultura da amamentação e combater a do desmame em nosso municipio. O dia 1 de outubro é uma data especial, pois todo o Brasil relembra através de multiplas atividades apoiadas oficialmente pelo Ministerio da Saude, a doação de Leite Humano. No momento em que lemos este mail, algo em torno de 50 bebes prematuros precisam, internados nas UTIS de nossa cidade, do leite materno (ou humano, doado por uma nutriz que não é sua mãe). Soidariedade. Esta palavra pode significar a diferença entre uma morte por enterocolite necrosante e uma recuperação com saude e segurança. Convidamos todos a participarem do evento que marca este dia em nossa Campos: 1 de outubro/ quinta feira 9:00 as 11:00 no Auditorio da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (que atendeu prontamente a solicitação de cessão do seu auditório), apresentação dos temas: BLH do HPC. 5 anos de história. Trabalho, desafios e possibilidades. Enfermeira Sirlene. Coordenadora do BLH HPC As mães-de-leite na era da tecnologia. Luis Tavares. Pediatra. SMS/Campos Após o Evento na SFMC a cidade estará recebendo através do trabalho voluntário de academicos da UNIVERSO e do ISECENSA organizados em pontos estratégicos da cidade os panfletos 10 coisas que toda pessoa precisa saber para apoiar a doação de leite humano e 10 coisas que toda mulher que amamenta precisa saber sobre a doação de seu leite. Obrigado por sua atenção e divulgação. Luis Alberto Mussa Tavares Comite Municipal Permanente de Apoio e Proteção do Aleitamento Materno".

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Tenho grande admiração por este Poeta Médico! Talvez por ser poeta seja um médico tão humano, tão sensivel, tão pronto, tão pranto...

Campos precisa.

Anônimo disse...

A minha mulher já doou muito leite. Conheci poucas pessoas que doaram. Existem pessoas pobres que moram longe e não podem nem armazenar e nem transportar o leite para doar.

Essas pessoas têm que jogar o leite fora sabe por quê? A prefeitura não disponibilizou carro pra ir buscar o leite na roça onde esse povo mora.

Legal né? Não sei se continua assim. Alegação: falta de verba.