sexta-feira, maio 16, 2014

Situação da Fenorte entre perdas e ganhos!

Projeto extinguindo a Fenorte e transferindo seu pessoal para a UENF foi publicado no Diário Oficial da última quarta-feira. A notícia foi veiculada aqui no blog "Eu penso que" do jornalista Ricardo André. Aguarda-se agora a ratificação desta posição com a sanção do governador Pezão.

Há que se comemorar e ao mesmo tempo chorar e lamentar este desdobramento. 

A comemoração se deve ao fato da FENORTE ter perdido, ao longo do tempo de 12 anos, a sua principal missão institucional, vindo a ser subutilizada, com pequenas e curtas exceções, para alocação de gente apadrinhada pelos diferentes governos. Neste período os cerca de 40 cargos de confiança mais serviram para desaparelhar os 100 servidores concursados, do que para potencializar alguma coisa de útil para a sociedade.

O lamento é que o governo do nosso estado tem uma macrocefalia histórica na capital. As possibilidades que a Fenorte poderiam trazer como agência de desenvolvimento regional, como articuladora de ações supramunicipais e infra-regionais para ajudar nossos municípios a serem mais colaborativos e menos concorrentes, na prática, acabaram todas retroagindo.

O fato não pode e não deve passar despercebido para a sociedade. 

Ele é a prova concreta, o diagnóstico perfeito do que venho insistindo em termos de déficit de governo para uma melhor governança do estado, entre suas regiões, num esforço de integração e de complementariedade.

Se de um lado, a UENF ganha pessoal qualificado para seus projetos e ações, de outro, perde, o governo estadual, uma oportunidade de avançar na linha de construção de boas e pertinentes Políticas Públicas. 

Particularmente, eu torço para que a universidade possa alocar esta boa equipe técnica de trabalho para ajudar a instituição intervir e colaborar de forma mais significativa, com a política de desenvolvimento social e econômico para a região que ela está integrada.

Não consigo acreditar que o governador possa não confirmar com sua sanção o que foi se desenhando, sem que o governo a que pertence a quase oito anos tenha feito algo para modificar a realidade desejada.

Acompanhemos os desdobramentos!

Um comentário:

Gustavo disse...

Professor poucos vezes vi pessoas serem tão felizes em suas palavras como o Senhor o foi em seu texto, de forma clara e sucinta o seu entendimento expressou a nossa realidade e o motivo pelo qual o sentimento de frustração acomete nossos servidores. Há sem dúvida ausência de boa vontade do Governo do Estado em relação à FENORTE e aos seus servidores, as composições políticas do Governo com seus aliados locais são priorizadas em detrimento do bem público, infelizmente a FENORTE é versão miniaturizada da forma como se faz política e se trata a coisa pública no nosso querido e lamentável País.