terça-feira, novembro 18, 2014

Oligopólios seguem crescendo no setor de petróleo: Halliburton compra Baker

Como já se sabe uma das formas de garantir melhor remuneração pelos serviços é a redução das concorrência. Num setor já extremamente especializado e que exige grandes investimentos como sabidamente é o de óleo e gás o caso é ainda mais complicado.

É assim que recebe a notícia sobre a "fusão" de duas corporações da área de serviços para o mercado de petróleo como a Halliburton, a segunda maior do mundo, com a terceira, a Baker Hughes, a terceira da lista mundial.

O negócio considerado um dos maiores do mundo no setor, de compra feita no valor anunciado de US$ 34,6 bilhões, feita entre as companhias americanas visa concorrer mais de perto com a francesa Schlumberger, líder mundial no fornecimento de serviços à indústria de petróleo.

As três atuam fortemente no setor de óleo e gás no Brasil, especialmente na prestação de serviços à Petrobras na Bacia de Campos. Elas atuam em serviços em poços e fluidos.

As três são antigas contratantes de técnicos formados pelo IFF (ex-Cefet Campos). Atualmente, há diversos técnicos brasileiros espalhados mundo afora atuando nessas empresas que faturam alto, como é comum nos contratos no setor de óleo e gás.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como podem as maiores do mundo serem as piores no ranking de pior lugar para trabalhar?

Trabalho na área Offshore e não troco a empresa onde trabalho para trabalhar nem na Halliburton quanto mais na Schlumberger. Os trabalhadores destas empresas não tem folga respeitada e as empresas sugam o máximo do trabalho destes infelizes.

Tecnico2

Anônimo disse...

Péssima notícia.
Empresas grandes demais, mais poderosas que alguns países. Isso não é nada bom. tsc tsc...