sexta-feira, janeiro 09, 2015

"O choque de civilizações" de Huntigton

A questão na Europa não é simples como se tem visto quase todos os dias. Mais que nunca a leitura do livro do Samuel Huntigton "O choque de civilizações" parece interessante.

Li parte dele a partir das reflexões do professor Theotonio dos Santos em seu livro ainda não lançado Desenvolvimento e Civilizações.

Porém, há mais a ser explorado em sua reflexão para não cairmos nas análises repetidas pelas mídias comerciais. É impressionante como dizem as mesmas coisas e um repete o outro baseado nas agências dos "países centrais" sem ouvir a "periferia".

A violência deve sempre ser rejeitada, mas, o discurso sobre o "terrorismo" é sempre o mesmo e retratam os mesmos interesses de um mundo que pensa o ocidente como civilização superior e central num mundo que é cada vez mais evidentemente plural e complexo.

É bom analisar todas as hipóteses. Nesta linha vale ler essa do Wilson Ferreira numa página sobre cinema "Cinema Secreto: signoseaqui, cujo título é: "O atentado ao "Charlie Hebdo" foi um filme mal produzido?"

7 comentários:

Anônimo disse...

Sabe uma das coisas da esquerda que mais me choca? É esse "MAS"

"A violência deve sempre ser rejeitada, MAS..."

Cortam a cabeça de inocentes e ostentam como troféus, MAS....

Matam e mutilam a sangue frio milhares de homens, mulheres e crianças, MAS...

Estão dispostos a matar e destruir a qualquer custo o ocidente, sendo que eles estão pouco se lixando para o DIÁLOGO, MAS....

É impressionante o esforço que vocês fazem para tentar defender o indefensável. Ver por exemplo a infeliz tentativa desse Wilson Ferreira de retratar toda essa matança como um enorme teatro é algo que me enoja. Por acaso a ida de centenas de europeus à Síria para se juntar ao Estado Ilusão também é uma ilusão? Todos os atentados terroristas perpetrados por facínoras como estes da França até hoje não passaram de um pesadelo?? Deve ser mesmo, como as dezenas de milhões de mortos no regime Maoísta, Stalinista, nas Gulags e na Holodomor. Todos esses foram excelentes campanhas de Hollywood bancadas pelo Tio Sam para deturpar o Marxismo! Socialismo funciona gente!


A esquerda nunca decepciona. Ela reluta enquanto pode declarar terroristas como criminosos. Provavelmente porque esses infelizes podem se tornar mais força contrária ao "imperialismo ocidental". Isso já basta para justificar toda a barbárie e as atitudes animalescas.
Sutilmente (ou até descaradamente) tentam culpabilizar as vítimas e algo que a esquerda não assume, publicamente mas tem ojeriza: a liberdade de expressão e opinião (a não ser que a opinião seja igual a deles). Eu imagino o Erro 404 que deve ter dado na cabeça dessa galera quando um jornal de esquerda foi brutalmente atacado por terroristas que no final ainda assassinaram a sangue frio um policial muçulmano. Após o breve silêncio causado por esse bug cognitivo, vêm com essa de que foi um teatro, que a culpa é da extrema direita, que eles no fundo são bonzinhos, etc etc...

Roberto Moraes disse...

E depois ainda dizem que o maniqueísmo é sempre de esquerda porque ele teria relação biunívoca com a dialética.

Se o que choca o direitista é a conjunção adversativa própria daqueles que preferem observar os fenômenos criticamente, eu não me choco, faz tempo, com aqueles que eternamente, e nunca por acaso, e em qualquer tema, fica com o senso comum.

Nem tão comum assim, já que não por acaso são esses os poderosos.

Assim, só não tem coragem de defender Bush.

Anônimo disse...

E de onde você tirou essa de que eu sou de direita? Quem critica a esquerda necessariamente é de direita? Quem se mostra maniqueísta aqui não sou eu. E não fui eu que tentei relativizar a barbárie querendo colocar na conta dos outros as atrocidades de monstros com os quais flertam e querem "diálogo" (com aspas mesmo, para citar uma pessoa do Planalto). Mas como é difícil admitir e defender às claras o indefensável, a tática mais conveniente é apontar o holofote para outro lugar.

Seguindo seu raciocínio, os terroristas não deveriam ter atacado o Charlie Hebdo, mas sim o Le Figaro! Não seria ainda mais... "conveniente"???

douglas da mata disse...

O débil mental determina a violência como um fenômeno de esquerda...putz...!

Tem razão ele, Hitler era comunista, assim como comunistas foram os generais que torturaram e mataram em nome do terror de estado.

Liberdade de expressão? O que estes débeis mentais entendem de liberdade, se a cada 10 experiências autoritárias reconhecidas na História, 8 estiveram a serviço do capitalismo?

Que tipo de imbecil confunde liberdade de expressão com indústria de produção de bens culturais...?

Quer dizer que na globo, assistimos a expressão da liberdade de expressão?

Ah, Roberto, você segue alimentando os porcos com pérolas...

E pior: o cara leu Wilson Ferreira e não entendeu porra nenhuma...aliás, não dava para esperar que entendesse...

Semiótica não é para iniciantes.

Roberto Moraes disse...

Douglas você tem razão, só que nem cobre é necessário para tamanha empulhação, quanto mais pérolas.

Anônimo disse...

Ihhh, começou o festival de baixarias. Como uma opinião diferente incomoda, heim?

Estamos divergindo de maneira categórica mas a discussão por aqui acabou descambando para o ad hominem, virou papo de boteco. Me retiro da discussão, podem continuar xingando e desqualificando o interlocutor à vontade.

douglas da mata disse...

Da série faça o que eu digo, mas não que faço:

"(...)É impressionante o esforço que vocês fazem para tentar defender o indefensável. Ver por exemplo a infeliz tentativa desse Wilson Ferreira de retratar toda essa matança como um enorme teatro é algo que me enoja.(...)".

No trecho acima, retirado do texto do molóide, duas indicações ad hominem e desqualificantes do interlocutor.

Ora, porra, em um debate em um blog, com um anônimo, como não fazer referências ao interlocutor?

Ele tem a pretensão, com estes argumentos chulos, de estar debatendo aonde, na Sorbonne?

Mas o pior mesmo é o cretino utilizar o truque mais manjado e escroto:

Se fazer de vítima, depois de ter dito o que o outro não disse.

Wilson Ferreira, Roberto Moraes, nem eu fizemos apologia aos atos violentos dos terroristas.

A única reflexão (talvez uma das únicas possíveis) é entender que mesmo em um momento de horror, nada é muito como parece, tudo feito para seduzir idiotas como o comentarista, que segue a "sentenciar" julgamentos baseados no mesmo senso comum idiota e violento que radicaliza o debate e o empurra para atos de violência, seja ele verbal ou física.

Em outras palavras: o efeito manada!

Muito mais perigoso que um terrorista é um anônimo a vomitar tais conceitos na rede.

Vá estudar, pobre coitado, e aprenda a escrever...