terça-feira, março 08, 2016

Manifesto contra a censura da mídia comercial aos blogs e à mídia alternativa

O nosso blog oferece apoio ao movimento-manifesto contra a posição da mídia comercial nacional para pressionar os blogueiros independentes.

Somos também vítimas do mesmo tipo de pressão econômica e jurídica no plano regional, por aqueles que vendem suas pautas e querem sufocar com processos judiciais os blogs. (Veja aquiaqui e aqui os processos e repercussão que gerou inclusive a logo abaixo estampada na blogosfera Goitacá).

No plano nacional o movimento do jornal O Globo tem a mesma gênese e merece também ser enfrentado com todo vigor. Eles passarão!

Abaixo o manifesto organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

"Globo censura. Em defesa da liberdade de expressão"
"Nós, abaixo-assinados, vimos a público repudiar o autoritarismo das Organizações Globo, responsáveis por mais um ataque frontal à liberdade de expressão ao lançar mão da judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do triplex em Paraty que, segundo uma fiscal do ICMBio, pertenceria à família Marinho, uma das mais ricas do Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg, em 2012, e replicada pelo site UOL e pela revista CartaCapital.

Veículos como O Cafezinho, Tijolaço, Diário do Centro do Mundo e Rede Brasil Atual aprofundaram as investigações nas últimas semanas e, estranhamente, receberam notificações extrajudiciais por publicarem reportagens e artigos sobre o suntuoso imóvel , construído em área de proteção ambiental. Os blogueiros também apontaram as suspostas ligações dos Marinho com a Mossack Fonseca, empresa multinacional investigada por ser especialista em abrir off-shores. A repercussão desagradou a empresa monopolista, que ordenou a retirada dos conteúdos do ar.

O expediente adotado pela Globo, no entanto, revela uma estratégia comumente aplicada a quem ousa desafiar seus interesses: a ação judicial, com o fim de intimidar e sufocar, financeiramente, os que ameaçam – ou expõem – seu império.

Além de ferir o direito fundamental da liberdade de expressão, as Organizações Globo também evidenciam sua ojeriza e intolerância para com as mídias alternativas. A ideia de que haja diversidade e pluralidade de vozes na mídia brasileira - inscritas em nossa Constituição -, ao que parece, desperta a ira dos proprietários da emissora. Também, pudera: com denúncia de sonegação fiscal na casa do bilhão, a empresa certamente tem muito mais que um triplex a esconder.

Como em dezenas de casos de perseguição judicial a blogueiros e ativistas digitais, repudiamos a atitude censora da Rede Globo, talvez um resquício do período de sua ascensão econômica enquanto tentáculo midiático da ditadura militar. Afinal, ao tentar estrangular as mídias alternativas, a Rede Globo estrangula, também, a democracia."

Clique aqui leia sobre as entidades e pessoas que já assinaram o manifesto e também preencha o formulário para subscrever e se manifestar contra a censura aos blogs.

PS.: Atualizado às 10:50: Para corrigir a redação do primeiro parágrafo, que como nos alertou o comentário da nota, dizia o contrário da intenção da nota. Agradeço pelo comentário que permitiu a correção.

2 comentários:

ßïå disse...

Por favor, verifique o primeiro parágrafo, que diz justamente o oposto do objetivo do post.

Roberto Moraes disse...

Agradeço Bia pelo seu alerta. A correria e uma mudança de última hora no texto acabaram gerando este erro.