segunda-feira, outubro 03, 2016

Descoberta de petróleo abaixo do campo de Albacora, na reserva do pré-sal, fica a 100 km do Farol de São Tomé: o litoral brasileiro é maior fronteira de petróleo das últimas décadas

O assunto foi divulgado hoje aqui pela jornalista Ramona Ordoñes de O Globo. Hoje, o campo de Albacora paga royalties por produção aos municípios de Campos e SJB, mas no pré-sal os municípios não terão direito nem aos royalties e nem às quotas trimestrais das chamadas participações especiais (PE), porque são na camada do Pré-sal.

Como a gente tem dito, as reservas do pré-sal são colossais. É a maior descoberta da última década e possivelmente se manterá para as duas próximas décadas no mundo.

O ex-diretor da Petrobras Guilherme Estrela, o "pai do pré-sal" costuma afirmar que o "pré-sal é riqueza única" porque "ele fica no talude até o sopé, antes da crosta oceânica", onde não deve ter mais petróleo.

Enfim, é baseado nisto que há um frisson entre as petroleiras estrangeiras com o governo Temerário, que junto com o Parente na Petrobras estão dispostos a entregar a joia da coroa a preço vil. Veja abaixo o mapa dos campos de petróleo, onde se localiza o Albacora, no litoral do Norte Fluminense:


Nenhum comentário: