terça-feira, outubro 11, 2016

Anglo American obtém licença para fase 2 do Sistema Minas-Rio

A mineradora Anglo American conseguiu obter na reunião extraordinária da Unidade Regional Colegiada Jequitinhonha do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) realizada no dia 06 de outubro, em Diamantina (MG) a Licença de Operação (LO) da Fase 2 da mina do Minas-Rio.

A segunda fase se refere à "otimização da mina já existente e a um conjunto de melhorias e ajustes operacionais, incluindo um pequeno avanço na cava". A empresa diz que em julho desse ano, já havia recebido a Autorização Provisória para Operação (APO) da Fase 2 da mina, concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). A APO permitiu o início da operação desta fase.

Unidade de beneficiamento do Minas Rio
em Conceição do Mato Dentro, MG
O Sistema Minas-Rio envolve uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais, um mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses e um terminal de minério de ferro do Porto de Açu, onde faz a filtragem da água, secagem e embarque do minério para exportação.

Este último terminal localizado em São João da Barra (RJ) é operado pela FerroPort, uma joint-venture entre a Anglo American e a Prumo Logística com 50% de participação de cada uma das empresas.

A Anglo American faz uma previsão de produção do Minas-Rio para este ano entre 15 e 17 milhões de toneladas de minério de ferro. A sua capacidade máxima de produção, de 26,5 milhões de toneladas por ano, só acontecerá após a conclusão do licenciamento da Fase 3 da mina.

Uma das várias manifestações dos atingidos no Minas-Rio 
O Sistema Minas-Rio é responsável por várias denúncias de impactos ambientais e sociais no entorno do empreendimento, seja junto à mina e à unidade de beneficiamento no interior mineiro, quanto junto ao extremo do mineroduto no Porto do Açu, no Norte Fluminense. Sobre problemas em Minas Gerais veja algumas postagens do blog aquiaqui e aqui, mais foto ao lado. Já os impactos junto ao terminal no Porto do Açu veja aqui e aqui.

Nenhum comentário: