segunda-feira, agosto 08, 2016

Atingidos pelo Sistema-Minas-Rio da Anglo American se manifestam exigindo reassentamento

Lideranças comunitárias do município de Conceição do Mato Dentro, MG, onde está localizada a mina e local onde também se inicia o mineroduto que chega até o Porto do Açu, para a exportação de minério de ferro, enviaram ao blog informações sobre a manifestação que começaram no início da manhã desta segunda-feira. 

Foto da manifestação dos atingidos pela Anglo American em MG
Os atingidos do Sistema-Minas-Rio que é controlado pela companhia Anglo American exigem condições para que sejam reassentados. Eles consideram esta como a única alternativa viável para aqueles que tiveram as suas vidas ameaçadas, pela ausência de água e/ou pela proximidade com a área de risco gerada pela barragem de rejeito da Anglo American.

A paralisação está acontecendo desde 5 horas da manhã. No sábado (06/08), a Rede de Articulação e Justiça Ambiental dos Atingidos pelo projeto Minas Rio da Anglo American (REAJA) se reuniu na localidade do Sapo e os seus integrantes apresentaram graves denúncias de pressão e intimidação realizada pela Anglo American. A companhia está exigindo que a população rural assine autorizações, forneça cópias de documentos de suas propriedades entre outras pressões.

Nenhum comentário: