segunda-feira, agosto 01, 2016

Interrupção da produção no campo de Roncador por 4 dias afetará royalties de Campos e SJB

A interrupção da produção entre terça-feira e domingo da plataforma P-62, no campo de Roncador, na Bacia de Campos, por conta de um princípio de incêndio acarretará a redução das receitas dos royalties e as Participações Especiais (PE), para os municípios de Campos e São João da Barra. Isso será sentido daqui a dois meses, porque os valores dos royalties são pagos dois meses depois do fato gerador.

A produção da plataforma P-62 vinha produzindo de cerca de 60 mil barris/diários 2,4 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, apesar de ter sido projetada para uma capacidade de produção diária de até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

A P-62 que foi instalada a uma profundidade de água de 1.600 metros entrou em funcionamento há pouco mais de dois anos, em maio de 2014. Ela é parte integrante do projeto Módulo 4 do campo de Roncador. Nela estavam interligados 22 poços, sendo 14 produtores de óleo e gás e 8 injetores de água. A plataforma tipo tipo FPSO é uma unidade montada sobre um casco de navio petroleiro, produz, armazena e transfere petróleo.

O campo Roncador é o segundo maior em termos de produção de petróleo no país, segundo o último Boletim de Produção de Petróleo e Gás Natural, com 296 mil barris diários, só perdendo para o campo de Lula, na área do Pré-sal na Bacia de Santos que produziu 439 mil barris diários.

Em termos de produção de gás, todo o campo de Roncador com as plataformas P-62, mais P-52, P-54 e a P-55 é o terceiro maior produtor de gás natural do país, com 7 milhões de metros cúbicos diários. O primeiro em produção de gás é o campo de Sapinhoá com 7,3 milhões e e Lula com 19 milhões de metros cúbicos diários, ambos na Bacia de Santos.

Nenhum comentário: