segunda-feira, janeiro 15, 2018

A quê e a quem tem servido a atividade de mineração no Brasil?

Uma breve entrevista do IHU (Unisinos) de um interessante estudo (análise) sobre a relação entre a mineração como atividade econômica exploratória e produtora de commodity e o desenvolvimento sócio-econômico nos municípios, onde existe a lavra - e são pagos os royalties (CFEM - Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) - e onde se instalam os vários impactos sobre as comunidades.

Mina da Anglo American em Conceição do Mato Dentro, MG
A entrevista foi feita com professora-doutora, Heloísa Pinna Bernardo (UFJF) e traz observações interessantes, além de instigar e questionar o modelo de desenvolvimento agressivo derivado da atividade mineradora no território Brasileiro.

"Os achados do estudo indicam que a atividade mineradora relevante teve um efeito negativo sobre o Desenvolvimento Municipal"... "Na média, as cidades com atividade mineradora têm IDH menor do que as cidades sem atividade mineradora".

Leia a entrevista na íntegra aqui, incluindo a resposta à pergunta se é possível praticar a atividade mineradora de uma forma sustentável.

Nenhum comentário: