segunda-feira, janeiro 08, 2018

Breve entrevista com o juiz e professor que é autor do livro "Estado Pós-Democrático"

O jornalista Luiz Carlos Azenha, do blog Viomundo, entrevistou no início de outubro o professor e juiz, Rubens R. R. Casara, quando do lançamento do livro, "Estado Pós-Democrático. Neo-Obscurantismo e Gestão dos Indesejáveis" pela editora Civilização Brasileira.

Eu tive contato com o livro agora e fiquei muito bem impressionado com os principais argumentos que o autor utiliza na publicação para justificar que "o Estado Pós-Democrático implica um governo no qual o poder político e o poder econômico se identificam. Assim, muda-se também a relação entre a esfera pública e privada. Com isso desaparece a própria noção de conflito de interesses entre os projetos do poder político e os interesses privados dos detentores do poder econômico".

Logo na introdução Rubens Casara afirma que a origem grega da palavra "crise" se relaciona à saúde das pessoas e se refere ao momento, em que o paciente (ou doente) vai melhorar e se recuperar ou morrer. 

Assim, Casara sustenta que a crise e sua permanência seriam a lógica que garante o controle do sistema neoliberal na sociedade. As condições da crise serviria assim para minoria. O discurso da crise e da necessidade de ações de força seriam os principais elementos que produziriam a pós-democracia.

Por isso e muito mais, eu entendo que vale assistir a breve entrevista como entrada para a leitura do oportuno livro que ajudam a explicar o momento em que vivemos. Melhor porque vem de que conhece o judiciário e sua forma de atuação:

>

Nenhum comentário: