terça-feira, abril 24, 2018

Divulgação acadêmica: Centro e centralidade em Campos dos Goytacazes

Convite para defesa mestrado no Programa de Pós Graduação em Geografia da UFF Campos com o tema: Centro e centralidade em Campos dos Goytacazes. O autor Henrique Ferreira Batista é licenciado em Geografia pelo IFF, e agora defende sua dissertação na UFF com a orientação do professor, Leandro Bruno Santos.

Batista pesquisou um tema bastante interessante que ajuda na compreensão sobre os movimentos mais recentes do processo de urbanização na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ.

Henrique estudou mais de 1000 estabelecimentos de comércio e serviços e localizou 11 áreas de concentração dessas atividades, a partir de onde passou a trabalhar com o conceito de centro e centralidade. Se aprofundou na análise dos dados empíricos e entrevistas realizadas.

Desta forma, o autor da dissertação mostra em sua dissertação como em Campos, novas espaços foram sendo produzidas na área urbana, com apoio do estado (agente público) e em articulação com agentes imobiliários e empresários.

O tema é instigante porque todos percebemos o esvaziamento do centro histórico, com um crescente avanço dos pontos de comércio e serviços por vários bairros e distritos, numa lógica de busca por menores valores de aluguel, fuga do centro conturbado e ainda pela ausência e precariedade de transportes, caros estacionamentos, etc.

Há algum tempo, em minhas andanças nos exercícios/passeios de bike por nossa urbe, eu venho observando estes movimentos. Novas centralidades foram se formando, mas elas não surgem por acaso e sim são frutos de decisões e articulações nas esferas que misturam o econômico com o político e público com o privado.

Pelo que fui informado é sobre isto que o trabalho (dissertação) do Henrique Ferreira Batista trata. E para tanto vale o convite para assistir. A seguir o blog pretende divulgar a dissertação aqui neste espaço, para que o trabalho da academia sirva para uma análise mais ampla que envolve outros setores da sociedade.

4 comentários:

Henrique disse...

Roberto, obrigado pela divulgação e pelas palavras!

Roberto Moraes disse...

Não há porque Henrique. Sucesso.
Se possível, eu estarei presente.
Quando tiver a dissertação final me envie e fale da disposição em dar divulgação.

Abs.

Henrique disse...

Ok. Será uma honra ter o meu trabalho divulgado por você.

Unknown disse...

Estou convicto do sucesso. Principalmente referindo -se a dedicação e abdicação do orador Henrique B.
Contextualizando e enfatizando, um assunto tão em voga em nossa sociedade.
Que esta pesquisa minuciosa, faça -nos refletir e avançar. Diante a necessidade de projetos de desenvolvimento conciente e sustentável.
Boas vibrações e parabéns Henrique Batista 👏👏👏...