quarta-feira, abril 11, 2018

Preço do barril de petróleo chega a US$ 73 - maior nível desde final de 2014 - com os riscos de embates com a Rússia por conta de conflitos na Síria

Preço do barril de petróleo chega a US$ 73 no mercado internacional. Isto acontece mesmo com a informação dos altos estoques de petróleo nos EUA.

A principal razão para esta escalada que levou ao maior nível desde o final de 2014, está ligada à possibilidade de um ataque militar norte-americano na Síria.

Do outro lado da contenda está a Rússia, Turquia e Irã. Aliás a mídia alemã DW (veja aqui) diz que para os EUA, que tenta o apoio da França, o verdadeiro motivo dos EUA na Síria é o Irã.

O petróleo, como se vê está novamente no meio da disputa geopolítica.

A Síria não é um produtor significativo de petróleo, mas está no Oriente Médio, onde há as grandes reservas e conflitos. 

Quando o tabuleiro se mexe ali as tensões aumentam junto com a especulação e os preços. Fato que é do agrado das tradings que ganham com a diferença entre valor de compra e revenda do petróleo cru e derivados.

Este mercado de petróleo e derivados também avalia que há chances de nosso próximos dias, os EUA impor novas sanções contra o Irã, que é um importante produtor de petróleo do Oriente Médio e está ainda retomando o mercado que perdeu com o embargo e as sanções anteriores.

E por aqui no Brasil, os conflitos não são de natureza tão distinta por conta do golpe também ligada à estas disputas da geopolítica do petróleo. Embora, atualmente aqui as disputas ainda não sejam  tão violentas fisicamente, o ambiente vem piorando dia a dia. 

Enfim, o quadro mundial também nos ajuda a entender as questões sócio-econômicas-políticas em nosso Brasil.

PS.: Atualizado às 17:18: A confusão no Oriente Médio cresce. Agora o Irã está ameaçando reiniciar o programa de enriquecimento nuclear como forma de resistir aos EUA. Além disso, o Irã sugere que pode conseguir isto em apenas 4 dias. Além disso, os rebeldes no Iêmen dispararam mísseis balísticos contra Riad (Arábia Saudita), em retaliação a ataques aéreos de uma coalizão liderada pelos sauditas. O Iêmen fica ao lado de um dos principais pontos de estrangulamento do petróleo no Mar Vermelho. Milhões de barris de petróleo bruto passam pelas margens do Iêmen do Canal de Suez a caminho da Europa todos os dias.

Um comentário:

Rodrigo Zimmerle disse...

A região península mesopotâmica, há algum tempo "no olho do furacão", não só possui uma vasta riqueza de recursos naturais, como também vasta riqueza para as ciências humanas (arqueologia, história, geografia), afinal; Ser imperialista tem ficado cada vez mais difícil?